EnglishEspañolPortuguês

Organização critica Centro de Zoonoses de Maceió (AL) por sacrificar animais

14 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Integrantes do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (14) em frente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, em Maceió (AL), para denunciar os maus-tratos que os animais recebem lá.

Animais sacrificados (Foto: Reprodução/Primeira Edição)
Animais sacrificados (Foto: Reprodução/Primeira Edição)

A coordenadora do Neafa, Ângela Seabra, denuncia que o CCZ não tem programa de doação e que os animais recolhidos são sacrificados. “Eles não têm programa de doação e nem de natalidade. Todos os animais que chegam lá são ‘eutanisados’. Não entendemos que isso seja controle de natalidade. Para se fazer um controle populacional de caninos e felinos, as fêmeas deveriam ser castradas”, denuncia ela.

O Sebrae critica a postura de abandono que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem tido em relação aos animais que são levados para o centro de zoonoses, já que o Centro está ligado à SMS. “Isso é obrigação do poder público. Já tentamos de várias formas que se efetivasse algum projeto para que se tivesse mais controle no zoonoses, mas eles não responderam”, conta a coordenadora.

O Neafa também denuncia que não existe espaço adequado para manutenção de animais; que o acesso ao centro de controle é difícil e que o lixo diário é descartado no meio da rua, além da contaminação dos lençóis freáticos, já que as carcaças dos animais são levadas para o lixão.

A próxima manifestação do Neafa deverá acontecer no bairro Ouro Preto. Outras já foram realizadas no Vale do Reginaldo e na favela do Jaraguá. “Nós queremos chamar a atenção do poder público para esses problemas e sensibilizar a sociedade”, disse Ângela Seabra.

Fonte: Primeira Edição

Você viu?

Ir para o topo