EnglishEspañolPortuguês

Leoa resgatada em circo se recupera em santuário ecológico no Espírito Santo

14 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Depois do cativeiro, o carinho: dois meses após ter sido resgatada do circo Ben-Hur Brothers, na época instalado em Serra Dourada, na Serra, e sofrer com os maus-tratos por cinco anos, a leoa Mala Mala (antes chamada de Xuxa) encontrou um lar para chamar de seu.

Sob os cuidados do veterinário Antonino Antonioli, a felina é o segundo animal a ser instalado no recém-criado Santuário Terra de Gaia, uma fazenda de aproximadamente 50 mil metros quadrados transformada em reserva no município de Guarapari, no sul do Espírito Santo. A primeira espécie a habitar o local, um avestruz também resgatado do circo Ben-Hur, chegou à reserva em agosto.

O centro – aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelos agentes do Instituto Orca e mantido com doações de empresários e profissionais liberais – é considerado o primeiro santuário destinado à recuperação e à readaptação de animais em cativeiro no Espírito Santo.

“Logo que chegou ao espaço (de propriedade de Antonioli), a leoa foi rebatizada. A mudança de nome de animais selvagens vítimas de maus-tratos em circos é um procedimento padrão entre os santuários. Serve para eliminar toda e qualquer associação com uma vida de privação de liberdade e dor”, explica Casemiro Alves Ramos Jr., empresário engajado na causa ecológica.

Recuperação

Ativa e em contato com a natureza (mesmo que ainda presa a uma cela de proteção), Mala Mala nem de longe lembra a antiga Xuxa do Circo Ben-Hur. “Ela chegou ao Terra de Gaia desnutrida, com deficiência de proteína e extremamente irritada. Hoje, recuperou peso, come cerca de 6 kg de carne por dia (fruto de doações de empresários) e está socializada com os animais domésticos da fazenda”, informa Antonioli.

Protetor dos direitos dos animais, o veterinário espera a aprovação do Ibama para que o santuário seja ampliado. “O Instituto Orca está tentando fechar um acordo para liberar o recolhimento e o tratamento de animais silvestres, como araras, macacos e tartarugas. Vários animais dessas espécies sofrem de maus-tratos no Estado”, alerta.

Proibição de circos com animais no Estado

Provavelmente nesta segunda-feira (14) entra em votação na Assembleia Legislativa um projeto, de autoria do deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), que deve proibir a apresentação de animais em circos no Espírito Santo. Se aprovada, a iniciativa ainda precisa passar pela apreciação do governador Paulo Hartung antes de virar lei estadual.

Fonte: Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo