EnglishEspañolPortuguês

Baleeiros japoneses têm total apoio do governo para caçar

13 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Joana Bronze (da Redação)

Em uma entrevista à ABC, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Katsuya Okada, revelou que seu governo não tem intenção de rever a política sobre a cruel caça baleeira.

baleia E o ministro ainda diz que comer carne de baleia é um elemento importante da cultura japonesa e que este costume deve ser respeitado pelos australianos.

A frota baleeira japonesa está se dirigindo em direção às águas frias do Oceano Antártico, onde irá novamente fazer a batalha contra os manifestantes militantes do grupo Sea Shepherd Conservation.

Na última temporada de caça à baleia, o navio da Sea Shepherd de Steve Irwin insistiu constantemente com navio o japonês, mesmo sendo forçado a deixar o local ameaçado por um arpão.

Mas, de volta a Tóquio, os baleeiros têm o total apoio do seu governo para caçar suas presas.

“Nós temos uma tradição aqui no Japão de comer carne de baleia, não acho que haja necessidade de uma revisão da política, neste momento”, disse Okada.

“Acho que deveríamos tentar discutir o assunto sem emoção e de uma forma muito calma. Então, devemos respeitar uns aos outros e iniciar a discussão.”

Grupos ambientalistas como o Greenpeace tinham a esperança de que o novo governo fosse voltar atrás no projeto de caça à baleia, uma esperança que foi frustrada pelos comentários do ministro. Linda Selvey, presidente-executiva do Greenpeace Austrália, afirmou que os comentários do Sr. Okada foram intrigantes. “O novo governo japonês indicou um potencial de mudança em sua postura contra a caça, especialmente em relação aos gastos do governo com a caça baleeira no Japão, que é financiada quase exclusivamente pelo governo japonês,” disse.

Enquanto o Japão afirma que seu programa de caça tem cunhos de investigação científica, Okada não fez nenhuma menção sobre isso. Em vez disso, ele preferiu defender o programa acerca do significado cultural quanto ao consumo de carne de baleia. “Acho que o alimento é um elemento importante da cultura e por isso existe a necessidade de um respeito mútuo e reconhecimento recíproco de cultura”, disse.

“Pode ser que haja algum alimento que os australianos comam e que os japonês não gostem. Claro que seria uma história diferente se essas espécies estivessem ameaçadas de extinção. Mas se não, acho que o japonês gostaria de continuar a consumir carne de baleia no futuro.”

Selvey diz que os comentários do ministro revelam a verdadeira razão para o Japão caçar baleias. “Nós sempre acreditamos que matar, mesmo justificando a caça de baleias para consumo científico, é um equívoco”, disse ela.

Fonte: ABC

Você viu?

Ir para o topo