EnglishEspañolPortuguês

Reprodução da vida marinha diminui 25% no planeta

11 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A culpa é dos combustíveis fósseis, que, quando queimados, liberam gás carbônico ou dióxido de carbono. Parte desses gases vai para a atmosfera, provocando o efeito estufa. Outra parte precipita, cai nos mares e deixa a água mais ácida. Cerca de 30% mais do que antes da Revolução Industrial.

Essa acidez interfere no sistema natural de navegação das baleias e golfinhos. Eles usam o som para se localizar, e o som viaja mais rápido e mais longe em águas ácidas.

Além disso, afeta toda a vida marinha, porque prejudica fortemente a produção de plânctons, organismos muito pequenos que estão na base da alimentação nos mares.

Algas e pequenos crustáceos podem não resistir, e como elas alimentam algumas espécies, como as sardinhas e o salmão, essas espécies correm risco de extinção.

Para garantir que esse alerta não fique confinado nas paredes do centro de convenções de Copenhague, os cientistas mandaram imprimir 32 mil cópias do relatório, que serão distribuídas a governantes e legisladores no mundo inteiro.

Os primeiros a receber serão os senadores americanos, que ainda não aprovaram um projeto com metas de redução dos gases.

Fonte: Portal MS

Você viu?

Ir para o topo