EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Atibaia (SP) realiza feira de doação de cães neste sábado

11 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: AtibaiaNews
Imagem: AtibaiaNews

Será realizada neste sábado, dia 12 de dezembro, a feira de doação de cães do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A feira será das 9h às 15h, na Praça do Coreto, que fica em frente ao Mercado Municipal, no Centro. No local, ficarão expostos 25 filhotes do CCZ.

Além da feira, as pessoas interessadas em adotar um animal de estimação podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, que possui vários cães e gatos disponibilizados para doação. Atualmente, o alojamento abriga 80 animais, todos cães. São cachorros de várias idades, desde filhotes até idosos, geralmente de porte médio e sem raça definida.

Imagem: AtibaiaNews
Imagem: AtibaiaNews

O CCZ possui ainda muitos cães de grande porte, como pastor alemão, rotweiller e fila. De acordo com Celso Maruta, médico veterinário da Secretaria de Saúde, no local há muitos pit bulls, que acabaram sendo abandonados pela fama de agressivos. “A equipe do CCZ tem realizado a doação destes animais de forma criteriosa e, até o momento, não houve nenhum problema”, explica Celso.

A maioria dos animais é castrada, menos os animais muito novos, cuja castração é realizada quando atingem a idade de 6 meses a 1 ano. Eles também são vacinados contra raiva e vermifugados.

Imagem: AtibaiaNews
Imagem: AtibaiaNews

Para adotar um animal, o interessado deve obter o mapa de acesso ao CCZ, que está disponível no balcão de atendimento da Vigilância Sanitária, na Secretaria da Saúde, no prédio da nova Prefeitura. O Centro de Controle de Zoonoses fica na Estrada da Cachoeira, no bairro Boa Vista, e os interessados podem fazer a visita ao CCZ das 10h às 11h e das 14h às 15h, pois, fora desse horário estabelecido, os funcionários fazem a limpeza, alimentação e tratamento dos animais, conserto de cerca e pastagem.

Após escolher o cãozinho, o interessado irá efetivar a adoção, apresentando os números dos documentos de identidade e CPF, endereço completo e telefone de contato. Após completar a ficha de adoção e guarda responsável, ele poderá levar o animal adotado sem pagar qualquer tipo de taxa. Neste formulário, estão todas as responsabilidades e deveres do novo tutor, que passa a responder por todos os atos que este animal venha a causar e que esteja em confronto com a legislação vigente e com todos os tratamentos clínicos e cirúrgicos, exceto a castração, que este animal necessite no futuro.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone da Vigilância Ambiental, (11) 4414-3350 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: AtibaiaNews

Você viu?

Ir para o topo