EnglishEspañolPortuguês

Incêndio do Parque Nacional do Descobrimento está sob controle

11 de dezembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: O Sollo
Foto: O Sollo

O incêndio que já devastou mais de 150 hectares de mata nativa na unidade, localizada no litoral da Bahia, está sob controle. “Restam alguns focos que estão sendo combatidos. Se tudo der certo, na semana deveremos iniciar o trabalho de rescaldo”, informou na tarde de quinta (10) a chefe do Parque Nacional do Descobrimento, Maria Carolina Portes. O Parque Nacional do Descobrimento, localizado em Prado, a 794 km de Salvador, no extremo sul do litoral baiano, abriga um mais valiosos resquícios de mata atlântica do nordeste brasileiro, moradia de várias espécies da flora e da fauna em extinção. Além disso, a unidade tem importante valor histórico-cultural. Foi na região que a armada de Pedro Álvares Cabral ancorou em 1500 no chamado episódio do Descobrimento do Brasil.

O incêndio começou na manhã de segunda-feira (7), quando as primeiras equipes de brigadistas foram ao local. Ainda não se conhece a origem do fogo, mas a chefe Maria Carolina Portes informou que foram encontrados cachorros próximos ao foco de incêndio, o que indica que caçadores devem ter invadido a divisa do parque, a 400 metros de comunidades mais próximas, além de terem feito alguma fogueira de acampamento.

“Mas só saberemos mesmo após uma perícia feita por nossos técnicos ou pela Polícia Federal”, frisa Portes. No momento um aceiro vem sendo feito envolvendo 21 brigadistas contratados pelo Instituto para atender esses ilícitos no parque e dois voluntários, ex-brigadistas que atuam como vigilantes.

“Temos que agradecer o apoio que está sendo dado por parceiros como as empresas de papel e celulose Fibria, Suzano e Veracel”, destacou a chefe do parque. O combate ao fogo conta com apoio de 36 homens encaminhados pela empresa Fibria na terça-feira (8) e 34 enviados nesta quarta (9); de cinco homens, além de um coordenador de fogo, carros e equipamentos de combate encaminhados pela empresa Suzano e de 12 homens e um coordenador de fogo enviados pela Veracel. A operação de combate conta ainda com apoio de 6 bombeiros, além de um capitão e caminhão de transporte de água e motosseras.

“Solicitamos à Coordenação de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes (CGPro/ICMBio) um helicóptero com o qual poderemos sobrevoar a área atingida para avaliar os prejuízos causados e traçar estratégias ainda melhores de combate ao fogo e recuperação da área atingida”, frisou Portes. Segundo ela, o clima é seco, porém com ventos fortes que podem comprometer o controle feito pelos técnicos por meio de aceiro.

Segundo a chefe, a brigada do parque está trabalhando desde segunda-feira. “Eles estão trabalhando das 5h às 19h, e estamos num esforço concentrado para que o incêndio continue sob controle e cesse totalmente”, destacou Portes.

Criado em 20 de abril de 1999, o Parque Nacional do Descobrimento tem área de 21.213 hectarese abriga diversos animais, como onça-pintada, pacas, porco-do-mato, anta, sussuarana, macacos e tatu, além de árvores nativas, como jacarandá, palmito, jequitibá e jatobá.

Fonte: O SOLLO

Você viu?

Ir para o topo