EnglishEspañolPortuguês

Diretor da Animal Welfare defende a utilização de animais em circos

11 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

Várias associações de proteção aos animais demonstraram, recentemente, sua profunda decepção com relação aos comentários feitos pelo diretor do Animal Welfare (Bem-estar Animal). Ele disse que o uso de animais selvagens em apresentações de circo não constitui crueldade contra animais.

“A Coalizão pelos Direitos dos Animais de Circo não esperava que essa interpretação tão limitada a respeito dos direitos animais viesse de um dos principais representantes deles, que deveria lutar pelo bem-estar animal. Está claro que o Dr. Mario Spiteri decidiu fazer uma comparação limitada e errônea entre a vida dos animais domésticos, como gatos e cachorros, e a vida dos animais selvagens utilizados em circos.”

A coalizão disse que a exploração de animais nos picadeiros vai totalmente contra a natureza básica e os instintos dos animais selvagens, como tigres, elefantes e jacarés, que são forçados a participar de apresentações que visam ao entretenimento humano. Estes animais são obrigados a aprender a “fazer graça” para os seres humanos. Quando não conseguem, são punidos com choques elétricos e surras, entre outras crueldades.

tigre1

Também é uma crueldade que animais selvagens tenham que passar sua vida viajando por longas distâncias, confinados em contêineres minúsculos e em jaulas pequenas.

“Isso tudo significa que, mesmo que as condições dentro do circo fossem aceitáveis, ainda assim manter animais selvagens em cativeiro e forçá-los a se apresentar em situações estressantes resultaria em tortura física e psicológica para esses animais.”

A coalizão deve fazer um protesto hoje contra o uso de animais em circos, de City Gate a Blata I-Bajda.

Fonte: Animal Concerns

Você viu?

Ir para o topo