EspañolPortuguês

Descoberta nova espécie de dinossauro no Novo México

11 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Paleontólogos descobriram no Novo México uma nova espécie de dinossauro da qual descendem criaturas como o T-rex e o Velociraptor.

Segundo a agência Associated Press (AP), estes fósseis servem agora para melhor compreender a evolução dos dinossauros. Batizado como Tawa hallae, o fóssil tem um comprimento de entre dois e três metros e está descrito na edição desta sexta-feira, dia 11, do jornal Science.

Sterling Nesbitt, da Universidade do Texas, é o líder do grupo de cientistas responsável pelo estudo da nova descoberta. A AP cita Nesbitt para explicar que o fóssil do T-hallae “nos dá uma janela sem precedentes para a evolução dos dinossauros, revelando a forma como eles se alastraram pelo globo”.

Segundo o investigador, T-hallae tem características que podem ajudar a compreender a evolução das características de várias outras espécies de dinossauros, nomeadamente para reiterar a teoria de que são originários daquela que é atualmente a América do Sul.

Nascido na Pangea, o supercontinente que depois da separação deu origem aos actuais, o T-hallae era carnívoro e data de cerca de 213 milhões de anos atrás.

Esta é uma espécie que permitiu a evolução de outros dinossauros. O T-rex, por exemplo, é uma das criaturas que se terá desenvolvido a partir do T-hallae, do qual até mesmo os pássaros modernos descendem.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo