Descoberta nova espécie de dinossauro no Novo México

Paleontólogos descobriram no Novo México uma nova espécie de dinossauro da qual descendem criaturas como o T-rex e o Velociraptor.

Segundo a agência Associated Press (AP), estes fósseis servem agora para melhor compreender a evolução dos dinossauros. Batizado como Tawa hallae, o fóssil tem um comprimento de entre dois e três metros e está descrito na edição desta sexta-feira, dia 11, do jornal Science.

Sterling Nesbitt, da Universidade do Texas, é o líder do grupo de cientistas responsável pelo estudo da nova descoberta. A AP cita Nesbitt para explicar que o fóssil do T-hallae “nos dá uma janela sem precedentes para a evolução dos dinossauros, revelando a forma como eles se alastraram pelo globo”.

Segundo o investigador, T-hallae tem características que podem ajudar a compreender a evolução das características de várias outras espécies de dinossauros, nomeadamente para reiterar a teoria de que são originários daquela que é atualmente a América do Sul.

Nascido na Pangea, o supercontinente que depois da separação deu origem aos actuais, o T-hallae era carnívoro e data de cerca de 213 milhões de anos atrás.

Esta é uma espécie que permitiu a evolução de outros dinossauros. O T-rex, por exemplo, é uma das criaturas que se terá desenvolvido a partir do T-hallae, do qual até mesmo os pássaros modernos descendem.

Fonte: Jornal de Notícias

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

PUNIÇÃO