EnglishEspañolPortuguês

Califórnia enfrenta superpopulação de chihuahuas abandonados

10 de dezembro de 2009
4 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

O estado americano da Califórnia está passando por um problema inusitado. Nos abrigos para animais abandonados, é crescente a população de chihuahuas, raça que já foi a queridinha dos californianos.

Há tantos chihuahuas em abrigos em Oakland que a cidade teve que enviar alguns para outros lugares fora do estado, de acordo com Megan Webb, diretora do Serviços Animais de Oakland. Eles já enviaram cerca de 100 para Washington, Arizona e Oregon. E enviarão ainda mais quando estes forem adotados.

Tutores e funcionários mostram a superpopulação de chihuahuas abandonados em São Francisco
Tutores e funcionários mostram a superpopulação de chihuahuas abandonados em São Francisco

Chihuahuas representam 30% ou mais dos cães em muitos abrigos da Califórnia. E especialistas dizem que a culpa é da cultura pop, com fãs imitando celebridades como Paris Hilton, Britney Spears e Miley Cyrus. Muitas pessoas acabam abandonando seus cães depois de um tempo.

Chihuahua adotado descansa sua cabeça no Centro de Controle Animal e Cuidados de São Francisco
Chihuahua adotado descansa sua cabeça no Centro de Controle Animal e Cuidados de São Francisco

O problema, segundo as autoridades de cuidados dos animais, seria exclusivo da Califórnia.

“Nunca temos uma quantidade suficiente de suprimentos que satisfaça o grande consumo por parte de cães pequenos”, disse Gail Buchwald, vice-presidente e supervisora do centro de adoção da ASPCA (Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade contra Animais) de Nova York.

Um dos maiores problemas para Megan é a falta de dinheiro para enviar os animais para outros estados. Gail disse que ficaria feliz em ajudá-la.

Chihuahua é a raça mais popular no comércio de cães em Los Angeles e acaba sendo também a raça com maior quantidade de animais abandonados, de acordo com Madeline Bernstein, presidente da SPCA de Los Angeles. Em alguns dias, chegam a resgatar 10 animais por dia em Oakland.

O problema é tão grande que muitos abrigos da Califórnia que foram construídos para acomodar animais de grande porte tiveram que ser remodelados para abrigar os chihuahuas, que são cães bem pequenos, pesando cerca de 2,5 Kg.

 Foto: Russel A. Daniels/ AP
Foto: Russel A. Daniels/ AP

Um dos motivos para esse excesso é a popularidade da raça em filmes como “Beverly Hills Chihuahua” e a moda entre as celebridades, conforme relatado por David Frangipane, coordenador do Resgate de Chihuahuas de Beverly Hills. Um filhote bonitinho pode crescer e desenvolver problemas de saúde típicos da fase adulta ou pode se tornar protetor e agressivo. Também há outros motivos, como as grandes despesas veterinárias comuns a quem tutela um chihuahua. E os maiores picos nas populações de chihuahua são, provavelmente, atribuídos aos criadores de animais de raça e outros criadores “de fundo de quintal”, de acordo com Gail e Dave.

Segundo Dave, chihuahuas são engraçadinhos, mas vulneráveis. “As pessoas simplesmente chutam esses animais, que são tão pequenos e latem bastante, e acham que nada vai acontecer. E eles são maltratados de várias maneiras. Uma criança de um ou dois anos de idade pode quebrar a perna de um chihuahua em um segundo.”

Fonte: Animal Concerns

Nota da Redação: Os chihuahuas tornaram-se populares no Estado quando celebridades adotaram-nos como “preferidos”. A socialite Paris Hilton, por exemplo, levava seu “objeto de estimação” para cima e para baixo, por vezes dentro de uma de suas bolsas e com roupas afetadas. Além da triste situação de um cachorro ser considerado um “enfeite” e obrigado a viver, praticamente, como uma pessoa, esta fama cria um frenesi e uma explosão de consumo em torno de raças “eleitas” em um determinado momento. A consequência óbvia do oposto absoluto à guarda responsável é o abandono dos “objetos” adquiridos –muitas vezes por preços exorbitantes, quando os animais não “atendem às expectativas” das pessoas que compram animais como se fossem mais um brinquedo para os filhos.

Você viu?

Ir para o topo