EnglishEspañolPortuguês

Campanha SOS Cagarro é exemplo de sucesso em Portugal

9 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Na sequência da apresentação da Campanha SOS Cagarro no IV Congresso Ibérico de Ornitologia, em Portugal, o diretor do Parque Natural da Madeira afirmou que “este é um exemplo a seguir pelas outras Regiões. Gostaria de implementar algo muito parecido no arquipélago da Madeira.”

O Congresso, organizado este ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, contou também com a colaboração da Sociedade Espanhola de Ornitologia e a BirdLife International, uma associação de organizações não governamentais especialmente orientada para a proteção de aves, que conta com mais de três milhões de sócios.

Imagem: Reprodução/Canal de Notícias dos Açores
Imagem: Reprodução/Canal de Notícias dos Açores

Nos quatro dias de Congresso foram apresentados 55 trabalhos e expostos 70 pôsteres. O Governo dos Açores esteve presente com um pôster sobre o compromisso regional na proteção da fauna, e o diretor regional do Ambiente, Frederico Cardigos, apresentou uma palestra sobre a Campanha SOS Cagarro. Nos últimos dez anos, foram salvos, no total, 9 mil cagarros (espécies de aves marinhas) nas Canárias e, nos Açores, apenas em 2009, foram salvos quase 4 mil animais desta espécie. Este dado ilustra o sucesso e a importância da Campanha de voluntariado nos Açores que foi iniciada em 1995 pelo Doutor Luís Monteiro, os Amigos dos Açores e o Governo Regional.

Na discussão, foi dada particular relevância ao potencial da Campanha SOS Cagarro como instrumento de educação ambiental e também foi salientado pelos participantes que a sequência lógica dos bons trabalhos feitos na região, no nível das aves terrestres e marinhas, será o investimento na proteção e valorização das aves migratórias. O diretor regional, nessa sequência, frisou a lógica da observação salientando os exemplos da Ilha do Corvo e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

A melhor comunicação do Congresso, de acordo com o voto dos participantes, foi a “People and Birds”, proferida por Gerbrand Michelsen, um ornitólogo amador, açoriano por escolha e funcionário da direção regional de Turismo dos Açores.

Na sessão de encerramento, o diretor regional do Ambiente salientou a importância do papel das organizações não governamentais para o ambiente, com especial destaque para as que “fazem um bom trabalho no arquipélago dos Açores, como é o caso da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e reiterou o compromisso açoriano na defesa do seu patrimônio natural”.

Fonte: Canal de Notícias dos Açores

Você viu?

Ir para o topo