EnglishEspañolPortuguês

Os animais sentem culpa?

8 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

“ Nenhuma grande escalada jamais foi empreendida sem falhas e quedas, de modo que estas devem ser consideradas como experiências que nos ajudam a tropeçar menos no futuro. Nenhum pensamento referente a erros passados deve nos reprimir ; são coisas passadas e concluídas, sendo que o conhecimento adquirido por seu intermédio ajuda-nos a evitar que eles se repitam. “
( Edward Bach
)

O questionamento sobre a possibilidade dos  animais terem ou não sentimentos de culpa, convida à discussão e reflexão. Ainda não há nenhum estudo conclusivo sobre a matéria e, a questão está longe de ser uma unanimidade.

Alguns pesquisadores afirmam que, a culpa, é um sentimento próprio do ser humano, não dos animais . Para vivermos em sociedade, o remorso é um sentimento que serve para evitar infringir regras sociais e morais. E, por que não pode ser assim também com os animais?

Estudiosos do comportamento animal , dizem que os animais não sentem culpa . Dizem que, o mais provável, é que as atitudes do animal expressem submissão e medo  – mais pelo fato dele prever o castigo do que por sentir algum tipo de culpa . O animal sente-se ameaçado por um tom bravo de voz, postura do corpo ou expressão facial do proprietário . O animal não reconhece que , ele, tenha feito algo errado – o animal somente sabe que o tutor está contrariado.

Mas, a matéria está aberta a discussão.

A questão é – se admitimos que os animais têm emoções, sentimentos como a tristeza, a alegria, os ciúmes, a saudade etc. , porque não admitirmos que eles sintam culpa ?

Fica aberta a discussão.

Você viu?

Ir para o topo