EnglishEspañolPortuguês

Antes de viajar de carro com o animal doméstico, atente a alguns cuidados

8 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O fim do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam essa época para viajar com seus animais de estimação. Se o meio de transporte da família for um carro, algumas medidas devem ser tomadas para que a viagem não afete a saúde de seu animal, principalmente se ela for longa.

Em primeiro lugar, antes de realizar uma viagem, é necessário que o animal passe por uma consulta completa, atualize as vacinas e que se apliquem antipulgas e anticarrapatos para evitar infestações.

Durante a viagem, cuidados com a alimentação, hidratação e a necessidade de algumas paradas são cuidados que não podem ser deixados de lado.

Pelo fato de não estar acostumado a longas viagens ou até mesmo a andar de carro, é preferível que o animal esteja em jejum durante o passeio. É recomendável alimentá-lo somente duas horas antes da viagem.

Além disso, o tutor não pode esquecer que o cão precisa fazer suas necessidades fisiológicas, portanto, antes de iniciar o percurso e parar de hora em hora é o suficiente para que ele se sinta tranquilo durante toda viagem e também para que o carro não suje.

Para evitar vômitos e a desidratação do animal, os tutores precisam levar vasilhas com água e fornecer várias vezes e em pouca quantidade. Outra dica importante é manter a temperatura e a ventilação constante do veículo para evitar que a temperatura do animal se eleve.

É preciso também deixar que o animal desfrute de todo o espaço disponível dentro do veículo, pois ele precisa se movimentar, sem com isso colocar em risco a atenção do condutor do carro.

Vale lembrar que o Código Brasileiro de Trânsito impede que motoristas transportem seus animais à esquerda ou entre os braços e pernas. A infração, considerada média, está prevista no inciso II artigo 252 e pode acarretar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.

Caso o animal seja transportado na parte externa do veículo, a infração se torna grave e o veículo é retido pelas autoridades.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Você viu?

Ir para o topo