EnglishEspañolPortuguês

Égua explorada para carregar lixo é espancada por carroceiro, em Canoas (RS)

7 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Um caso de maus-tratos a uma égua na Rua Araçá, na última sexta-feira (4), mobilizou a diretoria de Vigilância em Saúde do município de Canoas, no RS. Após ficar exausta por uma carga excessiva de lixo em uma carroça, uma égua não conseguiu mais conduzir o veículo de tração animal.

Imagem: Reprodução/Diário de Canoas
Imagem: Reprodução/Diário de Canoas

Não satisfeito com a atitude da égua, o suposto tutor a espancou com um relho e teria dito que “o animal não serviria para nada”.

Conforme denúncia publicada na ANDA (leia aqui), no dia 5 de dezembro, uma protetora tentou conversar com o carroceiro, alertando-o sobre o excesso de peso a que estava sendo submetido o animal. Depois disso, uma moradora da região ligou para a polícia e relatou a agressão, solicitando também providências da Vigilância. A diretora do órgão, Judith Vasconcellos, já deu ordem para que o animal seja recolhido para uma área especial, evitando novas agressões. A queixa crime feita na polícia será recolhida com a moradora que denunciou o fato e a égua será recolhida ainda nesta segunda-feira, 7.

Judith explica que o animal foi doado a este tutor por vias legais pelo município. Quando são entregues aos novos tutores, estes assinam um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar do animal. “Caso ele não aja desta maneira, terá o animal recolhido. Contamos sempre com a comunidade para denunciar estes casos”. O processo de doação tem embasamento da Procuradoria Geral do Município. A égua referida ficou cerca de 60 dias sendo alimentada e bem tratada no canil, antes de ser entregue a este carroceiro. “Quando estiver novamente no canil, ele passará pelo mesmo processo, pois não permitiremos este tipo de comportamento”, ressalta.

Com informações do Diário de Canoas

Você viu?

Ir para o topo