EnglishEspañolPortuguês

Domesticação muda hábitos dos animais, diz especialista

7 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Quando o convívio com pessoas é intenso, é comum que os animais mudem de comportamento, explica o biólogo Rudi Laps, de Blumenau, que pesquisa aves. Ele considera normal os hábitos “mais humanos” nesses casos.

Quanto mais os animais convivem com as pessoas, maior a possibilidade de mudarem de hábitos. Se estiverem mais próximos dos seres humanos do que de outros bichos da mesma espécie, a influência é ainda mais determinante.

O biólogo Rudi Laps, explica que os animais tendem a imitar aqueles que os criam, com quem convivem intensamente. Ele cita o estudo desenvolvido pelo biólogo alemão Lorenz, que criava gansos e que comprovou essa teoria.

“Os gansos imitavam tudo o que ele fazia, adotando-o como uma espécie de mãe e mudando o comportamento”, exemplifica.

De acordo com o especialista, as aves têm mais tendência a adaptar o comportamento, para se parecer com o dos homens, do que os mamíferos.

Galinha chama a atenção pelo seu comportamento diferente

Taís de Carvalho Rodrigues, nove anos, é uma menina apaixonada por bichos. Até aí nada de anormal. A diferença é que ela tem uma galinha que “adotou” dois patos.

A estudante da 3ª série do ensino fundamental da Escola Adolfo Konder, em Blumenau, passou direto. Está de férias. Agora, a maior diversão dela é ficar com a amiga que cacareja e come milho.

Zezinha, como é chamada a garnizé de cinco anos, foi um presente do pai. “Quando meu pai trouxe as galinhas para casa, foi dela que eu mais gostei. Achei legal o jeito mais arisco”, conta a menina.

Há pouco mais de um mês, Zezinha adotou dois filhotes de pato. Terezinha Rodrigues, 46 anos, mãe de Taís, diz que o marido, Paulo, trouxe para casa dois ovos de pato que ganhou de um amigo. A galinha começou a chocá-los.

“Acho engraçado. Nunca tinha visto uma galinha chocar ovos de pato. Ela cuida dos patinhos como se fossem seus pintinhos”, comenta.

A galinha chama a atenção porque tem outros hábitos pouco comuns para uma garnizé. Terezinha conta que, quando Zezinha está prestes a botar ovos, deixa o galinheiro e procura a comodidade da sala de TV. “Ela só choca ovos no balanço da Taís. Enquanto os ovos não se quebram, ela não sai daqui de dentro de casa”, conta Terezinha.

Além de passear pelos cômodos da casa da família Rodrigues, Zezinha gosta de beber água direto da torneira e brincar no coxo com os patinhos na companhia de Taís. “Adoro brincar no coxo com os patinhos e com a Zezinha. É divertido”, diz a menina.

Além de Zezinha, Taís divide o tempo livre entre brincadeiras com a cadela Lesse, as calopsitas Tica e Tico, o papagaio Rico e o galo Perna. Os bichos, diz a garota, são sua paixão.

Fonte: Jornal de Santa Catarina e Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo