EnglishEspañolPortuguês

Cidade nas montanhas do Espírito Santo se destaca pelo descaso com animais

5 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini   (da Redação)

Domingos Martins é conhecida pelos capixabas como um destino de inverno. Situada nas montanhas do Espírito Santo e caracterizada pela cultura dos imigrantes alemães, Domingos Martins ganhou o título de cidade “mais romântica do Brasil”. Mas, segundo uma ONG protetora de animais, a situação para os animais locais não é nada romântica. A municipalidade não tem nenhuma política pública para os animais abandonados (e falta de dinheiro não pode ser, já que se trata de uma região próspera) e andou confinando animais em condições deploráveis e cruéis.

De acordo com uma matéria publicada pelo jornal diário A Tribuna, o segundo de maior circulação no Espírito Santo, uma ONG chamada SOPAES encontrou cães num local fétido, em meio aos próprios excrementos, sem água e sem alimentação. Os cães estão todos com feridas expostas; um deles com um buraco no dorso cheio de bichos, outro mordido por cobra e inchado. O ‘veterinário responsável’ não foi encontrado, e não há nenhuma manutenção do local.

As representantes da SOPAES, junto com uma veterinária colaboradora, estão providenciando o tratamento dos animais que depois serão colocados para adoção. Foi feito um B.O. na delegacia do munícipio e acionado o Ministério Público.

Em nota circulada por email, a ONG avisa que agora precisa de lar provisório para oito dos cães para que possa retirá-los do local o mais rápido possível, porque ainda estão sendo tratados no mesmo lugar por falta de outro local para abrigá-los. O nono cão, que está com miíase no dorso, será levado pela veterinária que está colaborando com o tratamento.

Escreva para a prefeitura de Domingos Martins dizendo que esse tipo de descaso demonstra falta de ética e compaixão e que isso não tem lugar em uma sociedade civilizada. Como uma cidade turística, é bom enfatizar que crueldade cria uma péssima imagem para o lugar.

Você viu?

Ir para o topo