EnglishEspañolPortuguês

Ratos obrigados a inalar fumaça de crack em experimento

3 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Robson Fernando
[email protected]

Uma experiência absurdamente cruel e desumana foi realizada por uma equipe de pesquisadores brasileiros: ratos foram obrigados a inalar fumaça de crack, para que sofressem os efeitos da droga como se estivessem fumando o entorpecente.

Uma equipe de vários cientistas, liderados por Alcides Gilberto Moraes, médico patologista da USP e diretor da Sociedade Brasileira de Patologia, submeteu 24 camundongos de diferentes idades, durante um período de 39 dias, a uma câmara de inalação que queimava amostras de crack obtidas por meio de autorização judicial.

Durante o experimento, os camundongos inalavam 5 g da droga durante 5 minutos. “A baixa quantidade foi utilizada para não causar overdose e matar os animais, porque iria prejudicar o trabalho”, afirmou Moraes. Para ele, a overdose e a morte deveriam ser evitadas apenas porque iriam “prejudicar o trabalho”, não era nenhuma preocupação com o bem-estar de suas vítimas.

Nos dois grupos, o de mais novos e o de mais velhos, os resultados foram a atrofia das células da parede miocárdica, músculo do coração, problema que resultou na perda de peso dos corações.

Outras alterações foram identificadas nas vítimas da bárbara experiência: espasmo nos ramos dentro do miocárdio e aumento significativo da morte programada de células (que é normal, mas apenas até certa quantidade). A perda da capacidade do coração resulta em arritmias, parada cardíaca e morte súbita.

Ainda não se sabe se os mesmos efeitos afetam o coração de seres humanos.

Com informações da Folha Online

Nota: Essa é mais uma das inúmeras torturas de crueldade extrema que só a vivissecção é capaz de proporcionar. Depois de envenenar, embriagar, causar câncer, eletrocutar, induzir dores lancinantes, entre tantas outras barbaridades, chegou a vez de drogar animais. O mais lamentável é que a própria Justiça é cúmplice desse tipo de experiência, uma vez que não só não enquadra a vivissecção como crime de maus tratos contra animais como liberou a aquisição de crack para essa experiência bárbara. Até quando teremos que conviver com as brutalidades da vivissecção e ouvir os argumentos de que ela é “necessária” para a manutenção medicinal de nossa saúde e até de nossa vida?

Você viu?

Ir para o topo