EnglishEspañolPortuguês

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos classifica PETA como ameaça terrorista

3 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Segundo vários comunicados da imprensa publicados nesta quinta-feira (3) em diferentes meios de comunicação dos Estados Unidos, parece que as campanhas da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) estão incomodando os agricultores.

PETA em manifestação. (Imagem: Yui Mok/PA Wire/AnimaNaturalis)
PETA em manifestação. (Imagem: Yui Mok/PA Wire/AnimaNaturalis)

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos decidiu incluir a organização em sua lista de grupos terroristas, e enviou aos agricultores uma circular para que informem ao governo americano caso sofram algum tipo de ataque ou ameaça.

A medida parece exorbitante, já que as manifestações da PETA são sempre pacíficas, apesar de serem chamativas na maior parte das vezes. Mas sem nenhuma violência.

Segundo anunciam várias páginas da internet, os agricultores podem relatar à agência do governo se tiveram algum tipo de experiência desagradável com vários grupos de defesa dos animais. Colocam a PETA na mesma categoria de organizações como a Frente de Libertação da Terra (ELF) e a Frente de Libertação Animal (ALF), grupos que são perseguidos pelo FBI por suas atividades.

O governo americano diz que a maior ameaça de terrorismo dentro dos Estados Unidos vem de grupos ecologistas. No entanto, a PETA baseia suas campanhas na não violência, precisamente para criticar a violência contra os animais.

Jonathan Torralba, diretor da AnimaNaturalis, associação de defesa aos animais espanhola, comenta sobre o ocorrido:

“O objetivo neste caso é claro. Transformam uma palavra que está na moda e provoca medo, como o terrorismo, para proteger os interesses comerciais de empresas que lucram com a exploração dos animais. Essa medida não tem nada a ver com a segurança pública e a preocupação com o bem-estar da sociedade. Ao contrário, busca proteger os benefícios econômicos de poucos às custas de manter o resto da população desinformada e passiva. É uma medida totalitarista e repressora que somente busca silenciar ações.

A PETA, assim como as demais ONGs, é uma associação pacífica, informativa e financiada por voluntários. Equipará-la a pessoas que colocam bombas demonstra quão desesperados se encontram certos lobbies agora que a mensagem de respeito aos animais e a verdade do seu sofrimento em muitos âmbitos está ecoando na sociedade. Esta realidade está nas ruas, e já não podem mais escondê-la”.

Com informações de AnimaNaturalis

Você viu?

Ir para o topo