EnglishEspañolPortuguês

Animais são abandonados pela prefeitura em cidade do Espírito Santo

3 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por meio de denúncias, a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes) encontrou na tarde desta quarta-feira (02) animais que estavam abandonados em uma propriedade da prefeitura de Domingos Martins, no centro da cidade.

No local, foram encontrados dois cães com mordidas de cobra e outros sete cachorros em péssimas condições de saúde.  Segundo a advogada da Sopaes, Rosa Cardoso, foi registrado um boletim de ocorrência e o caso será investigado pelo delegado de Domingos Martins.

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) foi acionado pela Sopaes, que fez uma denúncia contra a Prefeitura de Domingos Martins. “Lá não tem estrutura de Centro de Controle de Zoonoses. É preciso retirá-los da rua, mas dar cuidado e condições de sobrevivência”, disse a diretora da Sopaes, Norma Melo.

Os animais não estavam separados por porte, sexo ou raça, alguns dos princípios básicos para estabelecer um Centro de Controle de Zoonoses. A promotoria do MPES, responsável pelo Meio Ambiente, autorizou a instituição a retirar os animais da casa para que possam receber tratamento adequado.

Comoção local

Além da Sociedade Protetora, vizinhos e veterinários da região ficaram indignados ao verem o estado de saúde e o abandono dos animais. A médica veterinária Goretti Rodrigues se prontificou a levar os cachorros para uma clínica a fim de cuidar dos machucados e alimentá-los.

Quem quiser ajudar com doações ou lar provisório pode entrar em contato pelos telefones:

(27) 9255-7647 – Rosa Cardoso
(27) 9933-9605  – Norma Melo
(27) 9904-7399 – Goretti Rodrigues

O outro lado

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins informou que reconhece que a estrutura atual do canil municipal ainda não é adequada, mas destaca que o projeto de reforma do imóvel já está concluído e as obras estão previstas para o início do ano que vem.

O canil é coordenado por um servidor efetivo que realiza as atividades de manutenção, limpeza e alimentação dos animais. O local ainda tem a supervisão de um médico veterinário da equipe de Vigilância Ambiental Municipal.

A Secretaria de Saúde informa ainda que para 2010 está prevista a reativação do Programa de Adoção Responsável e a criação do Programa de Castração de Animais.

Fonte: Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo