EnglishEspañolPortuguês

70% dos cães de rua têm tutores em Ponta Grossa (PR)

3 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Se os tutores fossem mais conscientes, o número de cachorros soltos nas ruas de Ponta Grossa (PR) chegaria a 30% do total encontrado hoje. A avaliação é do diretor do Centro de Zoonoses da Prefeitura, o veterinário Leandro Inglês. Segundo ele, de 60% a 70% dos cachorros que perambulam pelas ruas têm tutores. “A família deixa o portão de casa aberto ou permite que o cão saia para dar um passeio. Depois, o animal volta para casa”, explica. “O responsável precisa estar consciente da importância de deixar o animal dentro do terreno, porque, saindo às ruas, eles podem cruzar e gerar mais filhotes ou ainda adquirir doenças e transmiti-las aos tutores”, alerta Inglês.

A voluntária do Grupo Fauna, Andreza Jacobs, destaca que no final do ano aumenta a incidência de abandono de cães. “As pessoas saem em férias e, muitas vezes, acabam ‘jogando’ o animal na rua”, diz. De acordo com ela, outro problema é o crescimento de animais mestiços abandonados.

Imagem: Jornal da Manhã
Imagem: Jornal da Manhã

Após 20 dias parada para conserto, a ‘carrocinha’ voltou a recolher os animais das ruas na semana passada. Os cães coletados são levados ao Canil Municipal, onde permanecem três dias à espera do responsável. Se ninguém aparecer para buscá-los, os bichos são castrados numa clínica conveniada e ficam por até dez dias no Canil, em recuperação. Durante esse período, eles são alimentados e recebem vacina. Segundo o veterinário, a cada semana, a Prefeitura gasta de R$ 70 a R$ 100 somente com ração. “Já recuperados, os animais são devolvidos aos locais de onde foram retirados”, conta. São recolhidos cerca de 40 cães por mês.

De acordo com o veterinário, somente o Censo Canino poderá revelar quantos cães e gatos existem em Ponta Grossa. O trabalho de contagem está acontecendo e deve ser concluído até o ano que vem. Ele relata que duas pessoas estão percorrendo casa por casa contando os bichos.

Fonte: Jornal da Manhã

Você viu?

Ir para o topo