EnglishEspañolPortuguês

IBAMA recebe tatupeba pesando 16 kg em Eunápolis (BA)

1 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Foi entregue nesta semana, na Gerência Executiva do IBAMA, em Eunápolis, na região extremo-sul da Bahia, um tatupeba pesando exatamente 16 quilos e 200 gramas, um peso recorde, considerando o fato de que animais desta espécie costumam apresentar um peso médio da ordem de 6 kg.

Imagem: Sitepopular
Imagem: Sitepopular

Segundo os veterinários a serviço do IBAMA, o animal apresenta um quadro de obesidade mórbida, provavelmente relacionado a sua criação em cativeiro em um espaço com restrição de movimentos e ao oferecimento de uma dieta rica em calorias, à qual pode estar associado ainda um quadro de retenção de líquidos.

De acordo com Cleide Guirro, gerente executiva do IBAMA em Eunápolis, o animal, cujo nome científico é Euphractus sexcintus, estava sendo criado em cativeiro na cidade de Canavieiras e foi entregue ao IBAMA espontaneamente, não sendo por isto aplicada nenhum tipo de multa.

Após sua entrega ao IBAMA em Eunápolis, o animal foi submetido a uma dieta de baixa caloria e a exercícios regulares, ocasião em que passeia, ensaia cavar pequenos buracos e procura por alimentos enterrados no solo. Uma vez que atinja o peso médio para sua espécie, o IBAMA irá analisar seu comportamento e a possibilidade de soltar o animal em uma área protegida da ação de caçadores.

Cleide Guirro finaliza informando que os demais cidadãos que desejarem entregar ao IBAMA os animais silvestres em seu poder poderão fazê-lo dirigindo-se a qualquer uma das unidades do órgão no estado da Bahia, não sendo aplicado nenhum tipo de penalidade.

Já para as pessoas que optarem por continuar mantendo animais silvestres em cativeiro, a lei prevê a aplicação de multas de até cinco mil reais por cada animal, além da aplicação de penas que variam de seis meses a um ano de detenção.

O endereço do IBAMA em Eunápolis é: Avenida Ipiranga, 111, bairro Santa Lúcia, Eunápolis/BA.

Para denunciar a existência de animais silvestres sendo mantidos irregularmente em cativeiro em sua cidade, ligue gratuitamente para a linha verde do IBAMA: 0800-61-8080. A ligação é gratuita e você não precisa se identificar.

Fonte: Sitepopular

Você viu?

Ir para o topo