EnglishEspañolPortuguês

Dia de repressão ao tráfico de animais no Rio de Janeiro

1 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Dia 1º de dezembro é o Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres no Rio de Janeiro. Para marcar a data, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), promove nesta terça-feira (01/12) diversas atividades na Central do Brasil, das 9h às 14h, com as participações do Ibama, Batalhão Florestal, ICMBio, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Fundação Zoo-Rio e secretarias municipais de Meio Ambiente.

Haverá exposição de armas e armadilhas usadas por caçadores, apresentação de um esquete teatral pela Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis, distribuição de material educativo e oficinas de Educação Ambiental com as equipes da SEA e do Inea.

Entre as atividades estão previstos o “Gaiolão”, quando as pessoas passarão pela experiência de serem submetidas ao confinamento em uma enorme jaula, e o “Varal de Ideias”, onde poderão expressar o que sentiram e, por correlação, como os animais devem se sentir ao serem aprisionados.

O tráfico de animais é uma das mais graves ameaças às populações de espécies da fauna nativa brasileira.

O objetivo da campanha “Respeito é bom e o bicho gosta!”, que tem o curupira como mascote, é divulgar os números dos Disque-Denúncia contra crimes ambientais e conscientizar a população fluminense sobre o risco que o tráfico de animais representa.

Além da extinção de espécies, algumas já sob grave ameaça, o comércio também implica impacto ambiental causado pela perseguição e captura de indivíduos da natureza. Traz, ainda, o risco de introdução de espécies invasoras com a transferência de animais entre regiões e, inclusive, de outros países.

Fonte: ABN

Você viu?

Ir para o topo