EnglishEspañolPortuguês

Circos com animais são proibidos em Tarragona, na Espanha

1 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Depois do protesto que a associação espanhola em defesa dos animais, AnimaNaturalis, realizou em outubro em frente ao Conselho Municipal de Tarragona, na Espanha, em que os ativistas acorrentados pediram a proibição dos circos com animais, o grupo político CUP (Candidatura pela Unidade Popular) apresentou uma proposta em conjunto com a AnimaNaturalis e Libera!, pedindo que Tarragona mostre publicamente sua “rejeição à exibição de animais em circos”. A proposta pede também que “se iniciem os procedimentos para modificar o artigo 174 do atual regulamento de convivência cidadã e uso dos espaços públicos de Tarragona, e impedir assim o uso de animais em circos e em todo tipo de espetáculos”.

Ativistas protestam contra circos com animais. (Imagem: AnimaNaturalis)
Ativistas protestam contra circos com animais. (Imagem: AnimaNaturalis)

A proposta contou com o apoio da Esquerda Republicana de Catalunha (ERC), que contribuiu com a redação e a defendeu no plenário na manhã de segunda-feira (30), que finalmente foi aprovada graças aos votos do Partido Socialista de Catalunha (PSC) e do grupo Convergência e União (CiU).

O Partido Popular (PP) rebateu a proposta alegando que “os espetáculos com animais não devem ser criminalizados” e que “os direitos dos animais são o que são”.

O prefeito, Sr. Josep Felix Ballesteros, defendeu a proposta, dizendo: “As sociedades avançam e conferem direitos para tantas pessoas, mas também direitos aos animais”.

Tarragona se tornará a última capital da Catalunha, que juntamente com Barcelona, Girona e Lleida, não permitirá a instalação de circos com animais em sua cidade.

Com informações de AnimaNaturalis

Você viu?

Ir para o topo