EnglishEspañolPortuguês

Restaurante para pássaros: convivência com liberdade

13 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Silvia Parisi
www.webanimal.com.br

Para ouvir o canto das aves e tê-las por perto, não é preciso encarcerá-las em uma gaiola. Não há nada pior do que privar um ser vivo de sua liberdade. Mesmo que você não more no campo, muitas espécies habitam as cidades grandes e é possível atraí-las, basta que você deixe para elas algo interessante à disposição. Até as aves podem ser atraídas pelo “estômago”.

Se você quiser ter sempre pássaros em seu quintal ou mesmo na varanda ou janela de seu apartamento, crie um “restaurante” para eles. Segundo Johan Dalgas Frish, estudioso das aves, você deve colocar uma bandeja com o alimento preferido da ave que deseja atrair. Tome o cuidado de colocar esse comedouro numa altura que não possa ser acessada por cães, gatos e ratos. Ele pode ser pendurado ou colocado sobre uma aste fincada no chão.

Além dos modelos vendidos em pet shops, você pode criar alimentadores para pássaros usando diversos materiais. Veja algumas ideias interessantes:


Xícara de chá (aste de cano PVC)

Garrafão plástico
Metade de um côco ou abóbora

Suporte para plantas

Em quintais ou jardins de condomínios, plante árvores frutíferas como amora e pitanga. É possível também usar grandes comedouros para pássaros, onde sementes e frutas diversas ficarão à disposição. As aves da redondeza irão se acostumar com o local e serão “clientes” assíduos.


“Restaurante” aberto para pássaros

O que servir em seu “restaurante para pássaros” e qual pássaro será atraído?
* Arroz cozido – bem-te-vi
* Arroz cru – pássaro preto ou vira
* Mamão – sabiá
* Banana – sanhaços, saíras e tiês
* Semente de girassol – periquitos, papagaios e araras
* Ração para cachorro – seriemas e patos selvagens

No caso de beija-flores que se alimentam do néctar e não de sementes, existem bebedouros específicos vendidos em lojas de animais. Eles devem ser abastecidos com água misturada com mel. O açúcar refinado não deve ser utilizado, pois pode prejudicar o metabolismo dessas pequenas aves.

Seu “restaurante” poderá servir um ou vários pratos. As aves se acostumarão a comer nas bandejas e você terá os passarinhos sempre por perto.

Você viu?

Ir para o topo