EnglishEspañolPortuguês

Pare de consumir óleo de palma!

14 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Instituto Nina Rosa
[email protected]

Por Patti Ragan, Center for Great Apes (Flórida, EUA)

No início de mês, estive presente no Workshop anual de orangotangos no zoológico de Atlanta. Ideias maravilhosas surgem nestes workshops, onde tratadores, protetores, supervisores, curadores e veterinários se reúnem para discutir as melhores formas de manejo e cuidado para orangotangos em cativeiro em zoológicos e santuários. Questões de saúde, dieta e nutrição, enriquecimento e espaço para comportamento natural são tópicos discutidos por vários dias. Todos saem da reunião com mais ideias para tornar a vida dos orangotangos sob sua responsabilidade melhor.
 
Enquanto trabalhamos duro no Centro para os Grandes Primatas para oferecer o melhor cuidado possível para orangotangos e chimpanzés que vieram para a gente da indústria de entretenimento, domesticação inadequada, zoológicos de estrada… não podemos ignorar a crise enfrentada pelos orangotangos em Borneo e Sumatra. Destruição gratuita de habitats e áreas naturais e desmatamento para mais extração de madeira e produção insustentável de óleo de palma resultaram na morte de 6 mil orangotangos só no último ano!
 
O que podemos fazer em nosso dia a dia para enfrentar essa situação catastrófica é LER OS RÓTULOS quando formos fazer compras, e não comprar nada com óleo de palma. Ou pelo menos ficar atentos aos ingredientes e cortar drasticamente o consumo de óleo de palma Pessoas na Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra que se opuseram a fabricantes devido ao uso de óleo de palma em sabonetes e artigos alimentícios fizeram diferença no modo como algumas indústrias passaram a produzir seus produtos. Kentucky Fried Chicken (na Austrália) parou de usar óleo de palma na sua comida e mudou para óleo de canola.
 
Óleo de palma é a grande ameaça para a sobrevivência dos orangotangos. Por favor, fique atento e pare de comprar produtos que contenham o óleo. No final das contas, se os consumidores pararem de comprar esses produtos, NÓS podemos fazer a diferença na vida selvagem (incluindo orangotangos) que depende da floresta para sua alimentação e sobrevivência.

Você viu?

Ir para o topo