EnglishEspañolPortuguês

Macacos prisioneiros em um circo são resgatados na Argentina

19 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

A operação foi finalizada neste sábado (14) em Franck, a 20 km de Esperança, província de Santa Fé, na Argentina. Participaram da operação a 4ª Polícia de Franck, sob a Unidade Regional XI, e o guarda ambiental Juan Martin Mastropaolo.

Após uma denúncia anônima, descobriu-se que um circo de Mendoza que estava de passagem pela província de Santa Fé mantinha em cativeiro três macacos Guariba (Caraya), uma espécie protegida por leis municipais e nacionais na Argentina.

Segundo Mastropaolo, foi possível verificar no local que os animais “estavam em péssimas condições de saúde, já que lhes davam muitas coisas doces e isso os prejudica gravemente, visto que sua dieta é de frutas e folhas.”

Imagem: Notife
Imagem: Notife

Os animais foram transferidos para a Granja Esmeralda, para serem submetidos a um tratamento de recuperação e quarentena sob os cuidados dos veterinários.

Após esse processo serão devolvidos ao seu habitat natural, ou seja, a área das ilhas do Rio Paraná, ao norte da Reconquista. Mastropaolo lembrou que recentemente realizou uma operação semelhante com a soltura de sete macacos recuperados na Granja Esmeralda.

O guarda ambiental relatou que “a única maneira de capturar este tipo de macaco é matando as mães. Por isso é necessário criar a consciência de que o caminho para salvar esta espécie de extinção não é adquiri-los, e sim denunciar quem estiver com estes macacos”.

Com informações de Notife

Você viu?

Ir para o topo