EnglishEspañolPortuguês

Galos de briga sacrificados são consumidos no sistema penitenciário

24 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 300 galos de briga apreendidos durante a Operação Uirapuru, deflagrada no sábado, 21, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram levados ao sistema penitenciário para consumo dos reeducandos. A informação é de um grupo de agentes penitenciários que não quis se identificar.

Agentes contam que galos foram consumidos no almoço desta segunda, 23. (Imagem: Alagoas 24 Horas)
Agentes contam que galos foram consumidos no almoço desta segunda, 23. (Imagem: Alagoas 24 Horas)

A PRF informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que depois da operação as aves foram entregues ao Ibama e posteriormente seriam sacrificadas, já que foram criadas apenas para combate e não têm convívio em cativeiro, sendo consideradas impróprias para o consumo devido ao uso de anabolizantes e outros medicamentos proibidos, mas não foi o que ocorreu, segundo denúncia do grupo.

Os agentes contam que as aves foram entregues ao DUP (Diretoria de Unidades Penitenciárias) por volta das 21h de domingo e uma verdadeira força-tarefa foi montada para conseguir abater as aves. “A maioria foi abatida ontem, mas ainda ficaram cerca de 80 para ontem. As fotos mostram que os galos foram preparados ontem e tudo indica que foram servidos no almoço dos reeducandos”, disseram os agentes.

Cerca de 80 galos foram abatidos ontem. (Imagem: Alagoas 24 Horas)
Cerca de 80 galos foram abatidos ontem. (Imagem: Alagoas 24 Horas)

A PRF realizou na tarde desta segunda-feira, 23, uma entrevista coletiva em conjunto com o Ibama, Polícia Civil e outros colaboradores onde fizeram um balanço da Operação Uirapuru. Na ocasião, o representante do Ibama, Alan Tenório, informou que foram apreendidos 430 animais, dentre os quais 381 galos de briga que eram usados em rinhas.

Tenório disse também que os animais estavam bastante machucados e a maioria doente, sem condições de serem levados para o centro de triagem. “Esses animais não poderão ficar em contato com outros. Depois da avaliação do veterinário serão sacrificados”, afirmou. Durante a coletiva não houve qualquer informações sobre a entrega dos animais no sistema prisional.

Animais estavam bastante machucados e doentes. (Imagem: Alagoas 24 Horas)
Animais estavam bastante machucados e doentes. (Imagem: Alagoas 24 Horas)

A assessoria de comunicação da Intendência Penitenciária confirmou que recebeu os galos de briga como doação, mas que antes do consumo serão submetidos à análise técnica de profissionais para saber se estão aptos. A assessoria também garantiu que as aves não foram preparadas e que os reeducandos comeram peixe no almoço de ontem.

Galos foram doados para Penitenciária. (Imagem: Alagoas 24 Horas)
Galos foram doados para Penitenciária. (Imagem: Alagoas 24 Horas)

Com informações de Alagoas 24 Horas

Nota da Redação: Depois de toda a crueldade e maus-tratos a que esses animais foram submetidos pelos rinheiros, o destino mais justo para esses animais seria a adoção. No entanto, foram sacrificados por razões injustificáveis e entregues para consumo. Um péssimo exemplo e mais uma prova de que órgãos responsáveis por defender e preservar a fauna não cumprem nem minimamente com o que deveriam fazer pela vida.

Você viu?

Ir para o topo