EnglishEspañolPortuguês

Formigas são capazes de resgatar colegas de armadilhas

18 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Vicente de Andrade (da Redação)

Ações prestativas e de ajuda ao próximo são também comuns por todo o reino animal, mas casos de animais resgatando outros em perigo não são fáceis de se presenciar. Tais atitudes foram, cientificamente falando, unicamente vistas em golfinhos, alguns macacos e formigas. Novas pesquisas mostram que com a formiga Cataglyphis cursor, em especial, o comportamento é surpreendentemente sofisticado.

Elise Nowbahari, da Universidade de Paris North, Karen. L. Hollis da Faculdade Mount Holyoke e mais duas colegas imitaram uma situação natural – uma formiga presa em areia e escombros. Mas escondido por baixo da areia estava um fio de nylon que mantinha a formiga no lugar. As formigas, então, responderam consistentemente cavando ao redor da vítima e puxando-a pelas patas até que, finalmente, elas encontraram a armadilha (fio de nylon) e morderam-no, libertando assim a amiga presa.

A habilidade das formigas de discernir e enfrentar a não-familiar armadilha de nylon demonstra uma complexidade cognitiva e comportamental, diferente de outras ações como cavar e puxar a companheira pelas patas – o que poderia ser explicado por uma reação a um sinal químico de perigo. Nowbahari e Hollis distinguem o comportamento de resgate de outras ações cooperativas pois afirmam que o primeiro só existe quando há risco de acontecer algum dano físico a ambos participantes (as formigas que resgatavam poderiam ter se machucado ou ter ficado presas embaixo da areia que caia), sem possibilidade de recompensa para quem resgata.

Com informações de News Yahoo

Você viu?

Ir para o topo