EnglishEspañolPortuguês

Estudantes reivindicam opções vegetarianas em campus universitário, nos Estados Unidos

19 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

A estudante do segundo ano de Zoologia da HSU (Universidade Estadual de Humboldt, na Califórnia, EUA), Jenna Savage, quer transformar o mundo em um lugar de mais compaixão e amor pelos animais.

Jenna e sua irmã, Mary Sue Savage, organizam juntas no campus o clube AWARE. Apesar de ser o primeiro ano de Jenna como coorganizadora do clube, ela já se sente feliz com o progresso que vem observando.

O AWARE (Trabalhando Sempre pelos Direitos Animais e Igualdade) organiza eventos, distribui panfletos, organiza piqueniques veganos e mantém reuniões periódicas. O objetivo, segundo Mary Savage, é ampliar a consciência sobre como os animais são tratados na sociedade e promover a igualdade e a não violência.

“Tem sido ótimo trabalhar com tantos estudantes solidários e dedicados e com membros da comunidade para transformar a HSU em um local mais receptivo para vegetarianos e veganos, assim como um local mais solidário com os animais”, disse Mary.

Neste ano, o AWARE se dedicou a fazer da HSU um lugar mais adequado para vegetarianos e veganos comerem. Eles trabalharam com Ron Rudebock, do serviço de refeições da universidade, para implementar mais opções vegetarianas e veganas nos refeitórios.

Opções vegetarianas nos refeitórios da HSU
Opções vegetarianas nos refeitórios da HSU

“Tem sido um prazer trabalhar com Ron”, declarou Mary. “Ele tem sido muito aberto a ouvir nossas sugestões e tem trabalhado muito para tornar os locais de alimentação do campus mais receptivos para vegetarianos e veganos.”

Alguns refeitórios, como o J e o Depot, já adicionaram mais opções. Há delícias veganas e tofu disponíveis, e uma grande variedade de sanduíches no almoço.

“Tofurkey” (uma opção vegetariana à base de tofu que substitui o peru no dia de Ação de Graças) e molhos veganos foram servidos na comemoração de Ação de Graças. O website do serviço de refeições agora coloca rótulos que identificam claramente as opções veganas, o que mostra que os esforços do AWARE compensam.

O estudante da HSU, Nathaniel Grey, especialista em biologia molecular, ainda acha que as opções são razoáveis. “Não é difícil encontrá-las, mas eles poderiam pedir um pouco de ajuda. O frustrante é que, para comer uma salada decente, você tem que ir até o J, e o J não é financeiramente acessível aos estudantes que não possuem um plano de refeições. Sei que é difícil acomodar as preferências alimentares de todos, e a universidade está fazendo o melhor que pode”.

Em breve, as opções serão melhores, graças ao trabalho do AWARE. “Nunca passei fome lá”, disse Nathaniel. “Mesmo que ainda não seja o ideal, há opções.”

No início do mês, o serviço de refeições da HSU fez uma parceria com o AWARE para dar amostras gratuitas de comida vegetariana para os alunos no J. O objetivo era ver qual seria a aceitação dos estudantes e  as opções preferidas.

O serviço de refeições forneceu 5 produtos diferentes, incluindo taquitos veganos, ravioli de abóbora, salsicha de soja e cachorro-quente vegetariano. Os estudantes fizeram comentários muito positivos, demonstrando um forte interesse por mais opções vegetarianas e veganas. “A HSU foi indicada para a eleição da universidade mais receptiva aos vegetarianos”, disse Mary. “Embora a HSU não tenha ficado entre os 10 primeiros, estamos confiantes que no próximo ano subiremos de posição na lista, à medida que mais opções vegetarianas sejam incluídas.”

Fonte: Animal Concerns

Você viu?

Ir para o topo