EnglishEspañolPortuguês

Edifícios feitos de espelhos desorientam e matam milhares de aves

26 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/EPTV.COM
Foto: Reprodução/EPTV.COM

O céu refletido nas edificações urbanas dá uma ideia de amplidão para os humanos, mas para os pássaros e aves, que não conseguem distinguir entre o que é real e o que é reflexo, este encontro quase sempre é fatal.

No Brasil ainda não há números para este problema. Mas, nos Estados Unidos, segundo artigo publicado no site O Eco (veja a íntegra no endereço http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/22933-reflexo-que-mata), morrem cerca de 100 milhões de aves por ano no país, em trombadas desta natureza.

E vale dizer. Além da perda das espécies em si, o prejuízo também se reflete numa diminuição da dispersão de sementes e da polinização, fundamentais na perpetuação das florestas e da própria agricultura.

Por aqui, num dos raros estudos feitos sobre este tema, uma constatação: mais de 100 animais, de 20 espécies diferentes, morrem nas fachadas espelhadas da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Foto: Aldem Bourscheit
Foto: Aldem Bourscheit

Mas tanto a Europa como os Estados Unidos já desenvolvem sistemas para minimizar os problemas provocados por este tipo de fachada. Embora ambos não possuam uma biodiversidade como a do Brasil, eles têm usado desde películas com imagens de gaviões para afugentar os animais menores e preservar as espécies.

Fonte: EPTV.COM

Você viu?

Ir para o topo