EnglishEspañolPortuguês

Cientistas descobrem que genoma do cavalo é mais semelhante ao do homem que o do cão

6 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cientistas decodificaram o genoma do cavalo doméstico e descobriram uma sequência com semelhanças surpreendentes com o do ser humano.

A investigação, apresentada na edição desta quinta-feira da revista americana Science, também fornece pistas sobre o desenvolvimento dos mamíferos, além de ajudar a identificar os genes causadores de enfermidades nos equinos, segundo anunciou uma equipe internacional de cientistas.

A conclusão é resultado de três anos de investigação por parte de uma equipe dirigida por especialistas do Instituto Broad do MIT e de Harvard.

Os especialistas estudaram o genoma de uma fêmea puro-sangue chamada Twilight e encontraram muitas semelhanças com outros genomas de mamíferos.

O genoma do cavalo possui 2,7 bilhões de letras, os nucleotídeos (moléculas que formam o DNA e o RNA), um pouco maior que o de um cão doméstico mas menor do que o do humano e que o da vaca.

Segundo os cientistas, 17 dos 32 cromossomos equinos são similares aos dos humanos, o que converte os cavalos nos mais próximos aos humanos do que o cachorro ou o rato.

Os seres humanos domesticaram o cavalo há pelo menos 4 mil anos, e os equinos têm mais de 90 enfermidades hereditárias similares às dos homens.

Os especialistas também examinaram o DNA de outras raças – entre elas Quarto de Milha, Andaluz, Árabe, Hanoveriana, Hakkaido, Islandês e outros – e criaram um catálogo com mais de um milhão de diferenças genéticas de uma só letra.

O cavalo é o sexto animal doméstico com genoma sequenciado depois da galinha, do cachorro, da vaca, do gato e do porco.

Também já foram decodificados os genomas do ornitorrinco, do rato, do chimpanzé e do macaco rhesus.

Fonte:  AFP

Você viu?

Ir para o topo