EnglishEspañolPortuguês

Beija-flor enrola língua em forma de canudo para extrair néctar

26 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O beija-flor é capaz de extrair néctar de uma flor enrolando sua língua no formato de um canudo bem pequeno. Como ele faz isso?

A resposta é que o beija-flor está se aproveitando das forças da tensão superficial, as mesmas forças que fazem a água assumir o formato de gotas, em vez de se espalhar para os lados, ao ficar sobre uma superfície dura.

“Estive analisando a imagem geral das estratégias do ato de beber na natureza”, disse John W. M. Bush, professor de matemática aplicada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Esse é agora um grande tema para mim.”

No ano passado, ele mostrou como alguns pássaros costeiros usavam a tensão superficial para puxar gotas de água até a boca, através de seus longos e finos bicos.

Para a mais recente pesquisa, Bush e seus colegas descobriram que, quando um beija-flor enfia sua língua em uma flor, a língua, com um comprimento de aproximadamente três quartos de uma polegada, se enrola no formato de um cilindro com o diâmetro 25 vezes menor que uma polegada, graças à tensão superficial.

“A língua do beija-flor parece um canudo com uma fenda”, disse Bush.

Também por causa da tensão superficial, as fendas na língua cilíndrica ficam bem fechadas, começando da ponta. O néctar é puxado para cima, e o cilindro é preenchido. Em seguida, o beija-flor limpa bem sua língua e engole. Impressionantemente, ele repete esse processo vinte vezes por segundo enquanto se alimenta.

A pesquisa sobre a língua do beija-flor, que Bush apresentou no último domingo em um encontro da Divisão da Dinâmica de Fluidos da Sociedade Americana de Física, não é apenas uma curiosidade biológica.

As descobertas podem ser úteis para pesquisadores que estão construindo laboratórios químicos em miniatura – os chamados laboratórios em um chip –, que precisem mover minúsculas gotas de compostos químicos. “A natureza já resolveu esses problemas”, afirmou Bush.

Fonte: Folha Online

Você viu?

Ir para o topo