EnglishEspañolPortuguês

Animal encontrado em Joinville é um guaxinim e não cachorro-do-mato, diz biólogo

26 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Emerson Souza
Foto: Emerson Souza

O cachorro-do-mato (graxaim) encontrado nesta quinta-feira na praça Presidente Castello Branco é na verdade um guaxinim, também conhecido como mão-pelada.

Além da característica que lhe dá nome (a mão sem pelos), o animal tem pelo listrado, o que o diferencia do cachorro-do-mato, que tem a pata igual à dos cães comuns. A Polícia Ambiental foi acionada e identificou o animal como um cachorro-do-mato pela semelhança entre os animais.

A dúvida sobre a espécie foi tirada pelo biólogo Guilherme Evaristo, que trabalha no projeto Primatas do Nordeste Catarinense, da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Para ele, o mamífero, que vive no mangue e tem hábitos noturnos, “deve ter chegado à praça durante a noite e acabou ‘ilhado’ entre as ruas movimentadas”. A praça fica na esquina das ruas Florianópolis e Graciosa, no bairro Guanabara, e fica a cerca de 300 metros de um manguezal.

Segundo Evaristo, o mão-pelada é pouco visto porque tem hábitos noturnos. Ele contou que o guaxinim é um mamífero da mata atlântica que se alimenta de moluscos (por isso vive no mangue).

“É um animal generalista, que se adapta a mudanças em seu ambiente e pode até viver em ambientes urbanos”, explicou.

Para o biólogo, o aparecimento desses animais é reflexo da diminuição das áreas verdes e do crescimento urbano. O animal não foi retirado do local pela Polícia Ambiental. De acordo com o soldado Natan Xavier da Costa, os policiais entenderam que ele vai embora à noite, naturalmente, assim que o trânsito estiver menos movimentado.

A orientação da Polícia Ambiental é que a população só entre em contato quando o animal apresentar riscos ou estiver preso.

Diferenças entre guaxinim e graxaim

Mão-pelada (guaxinim)
Nome científico: Procyon cancrivorus
Características: mão de primata e pelo listrado.

Cachorro-do-mato (graxaim)
Nome científico: Cerdocyon thous
Características: pata de canino e pelo de uma cor.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo