EnglishEspañolPortuguês

Acordo político pode ampliar a caça de animais na Austrália

16 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Adriane R. de O. Grey  (da Redação – Austrália)

O diretor da Voiceless, Austrália, Brian Sherman AM, urgiu publicamente com os políticos para que se opusessem à proposta de uma emenda para o Ato de Jogo e Controle de Animais Selvagens [Game and Feral Animal Control Act] (https://www.anda.jor.br/?p=18943) .

O Partido dos Trabalhadores do estado de Nova Gales do Sul [New South Wales], governista, está novamente negociando com o Partido dos Atiradores [Shooters Party]. O partido do governo ofereceu a abertura à caça em 13 parques nacionais em troca do apoio de dois deputados do Partido dos Atiradores na votação da legislação estadual.

No último dia 4, o advogado internacional e vice-presidente da Comissão de Direitos dos Animais da American Bar Association (uma entidade equivalente à OAB, em nosso país), Raj Panjwani QC*, aumentou a polêmica no debate ao declarar que a Austrália está mais atrasada do que países como a Índia no que concerne à proteção de animais silvestres e selvagens.

“A Índia sofre imensamente com a presença de diversos animais selvagens que são destrutivos para as plantações e para alguns seres humanos. No entanto, apesar desses impactos negativos, a Índia escolheu banir a sua caça. Não que a Índia não se preocupe com as perdas econômicas e humanas, mas, devido à compaixão e à compreensão de uma verdade universal de que mesmo essas espécies possuem o direito de viver”, afirmou o Sr. Panjwani.

A Austrália não pode se autodenominar um país líder na proteção animal enquanto considerar a possibilidade de aprovar um projeto de lei que institucionalizará a carnificina de seres inocentes por mero prazer recreacional sob o rótulo irreal e oximórico de “caça para conservação”. Há alternativas que não exigem a morte do animal para controlar sua população e a Voiceless urge para que esses métodos sejam explorados e desenvolvidos mais amplamente, evitando a condenação de tantos seres à morte.

“Por ser um país líder (em estabilidade econômica?), a Austrália tem uma obrigação moral para com o resto do mundo… Eu rezo para que o bom senso prevaleça nesta sociedade civil”, declarou o Sr. Panjwani, que, em 2008, visitou a Austrália para participar da Série de Palestras sobre Direitos dos Animais realizada pela Voiceless e pela Universidade de Nova Gales de Sul (se você quiser assistir a alguns vídeos do evento, incluindo a palestra do Sr. Panjwani, acesse http://www.voiceless.org.au/Law/Lecture_Series/2008_Lecture_Series.html) .
A emenda para o Ato de Jogo e Controle de Animais Selvagens pode ser debatida no Parlamento do estado de Nova Gales do Sul a qualquer momento, portanto esta é a hora de pressionar os políticos que votarão sobre a questão.

A Voiceless disponibiliza mais informações sobre como se manifestarquanto a essa proposta tão inacreditável quanto absurda por meio dos sites:
 http://www.voiceless.org.au/Law/Speaking_Out/Getting_Started.html;
http://www.nsw.greens.org.au/emergency-protest-stop-shooting-in-national-parks.

* Um advogado QC, Queen’s Counsel, é um profissional com alta experiência e qualificação que defende as causas da monarquia.

Fonte: Voiceless

Você viu?

Ir para o topo