EnglishEspañolPortuguês

Presidente Obama "perdoa" peru em cerimônia oficial e o envia para a Disneylândia

29 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto      (da Redação)

Após o término do feriado americano “Thanksgiving” (celebração pela boa colheita), dois perus “sortudos” foram livrados do destino de tornarem-se refeições de fim de ano e agraciados com uma viagem para a Disneylândia. Os dois animais, um macho chamado Courage e uma fêmea chamada Carolina, foram selecionados depois de receberem o “perdão” oficial do presidente Barack Obama em uma cerimônia tradicional dos EUA.

obama
Foto: Saul Loeb / AFP/Getty Images

Barack Obama pode ser um amante de cães, mas não demonstrou nenhum apreço por perus. O macho Courage foi salvo da morte por ninguém menos que suas duas filhas, e Obama declarou: “Esse peru foi salvo de um terrível e delicioso destino pela intervenção de Malia e Sasha – porque eu estava planejando comer esse danado”. O PETA reagiu ao ocorrido nomeando Malia e Sasha como membros honorários do PETA Kids.

Courage foi enviado para participar da Parada especial do dia de Thanksgiving, na Disneylândia. Para Carolina foi prevista uma residência permanente no parque temático Big Thunder Ranch após o feriado, embora o PETA tenha solicitado ao presidente que as aves fossem enviadas a um santuário em vez de serem exploradas como atração na Disney.

Apesar do fato de que os perus Courage e Carolina tenham ganhado uma vida relativamente boa em comparação com os milhões de perus assassinados, os grupos de defesa animal não gostaram nem um pouco da ideia de “perdão” da cerimônia. A diretora da Humane Society, Jennifer Fearing, que promove campanhas pelos direitos dos animais de fazenda, qualificou o ritual como “lamentável, sugerindo que os perus cometeram algum crime para necessitarem de perdão. Na realidade, esses perus não fizeram nada para merecem a punição que lhes tira a vida cruelmente nas fazendas industriais”.

Perus como Courage sofrem de problemas graves de saúde como resultado do rápido crescimento e engorda incentivados por hormônios. As fazendas industriais condenam esses animais a uma vida repleta de sofrimento e um final trágico, o abate.

A cerimônia do “perdão presidencial” aos animais acontece há tempos nos EUA, e teve início quando o presidente Kennedy ganhou um peru e resolveu ficar com ele em vez de comê-lo, dando-lhe seu “perdão”.  Parece que os animais agora precisam da misericórdia dos humanos, em lugar de respeito aos seus direitos como seres vivos.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo