EnglishEspañolPortuguês

Pássaro lendário é encontrado na Grande BH

27 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Moradores de Pedro Leopoldo, cidade localizada a 38 km de Belo Horizonte, estão encantados com a visita de uma nova figura. Trata-se de um exemplar de Urutau, um pássaro que vive em regiões quentes da América e se alimenta de insetos e pequenos animais como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

Foto: Pacheco de Souza
Foto: Pacheco de Souza

Especialistas afirmam que o pássaro não é comum na região do município. O Urutau pertence à família da coruja e é personagem de várias lendas. A curiosidade sobre o animal está rendendo muitas visitas à cidade.

Uma das lendas é de que o Urutau é enviado pelos mortos para dar sorte aos vivos e azar aos inimigos. Outra lenda afirma que ele seria uma índia que se transformou em pássaro porque seu pai, um importante Cacique, proibiu que ela se casasse com um índio de tribo inimiga.

Foto: Pacheco de Souza
Foto: Pacheco de Souza

A ave usa suas penas para se camuflar, passando por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos. Ela costuma ficar parada e não se assusta com qualquer coisa. Moradores próximos ao local onde o Urutau está contam que durante o dia o animal fica parado, como uma estátua.

Fonte: UAI

Você viu?

Ir para o topo