EnglishEspañolPortuguês

Mais de 60 pássaros apreendidos sofriam maus-tratos

27 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Militar Ambiental de Piracicaba (SP) apreendeu ontem 65 pássaros, numa casa da área central. No quintal também foram encontrados mais de 400 chumbinhos, cerca de 30 munições de diversos calibres, revólver calibre 32 e espingarda. O dono da casa  não estava e, segundo a polícia, ficou telefonando o dia todo para a residência, para saber se o cabo Matos e soldado Bonassi ainda estavam por lá.

As aves foram transportadas de caminhão para o zoológico, com acompanhamento de funcionários do local. Os policiais chegaram na casa às 9 horas e as aves foram levadas às 16 horas. O delegado Emerson Marinaldo Gardenal esteve pessoalmente na residência e também enquadrou o responsável por maus-tratos.

É que, segundo o cabo Matos, o quintal é pequeno e os pássaros estavam numa área de calor insuportável. A multa não foi feita de imediato, mas será elaborada tão logo o zoológico emita o laudo apontando quantas aves estão ameaçadas de extinção. A polícia adiantou que a multa vai ultrapassar os R$ 50 mil.

Entre as aves, de acordo com Matos, estavam pintassilgos, curiós, azulões, galo-de-campina, cardeal, papa-capim e outros. “Alguns são raros na nossa região. Vimos pássaros que são encontrados, com mais frequência, nos Estados de Minas Gerais e Bahia”.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Nota da Redação: Espera-se que os pássaros não vivam agora uma nova situação de confinamento, dentro do zoológico. Passado o período de tratamento e recuperação das aves, se estas estiverem em plenas condições de sobreviver em seus habitats, devem ser devolvidas à natureza e não novamente confinadas.

Você viu?

Ir para o topo