EnglishEspañolPortuguês

Camelos vítimas da seca serão mortos a tiros no deserto australiano

27 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

As autoridades australianas pretendem encurralar cerca de 6 mil camelos selvagens por meio de helicópteros e depois disparar contra os animais. Essa estúpida decisão foi tomada após os camelos terem ocupado uma pequena cidade do deserto australiano em busca de água, derrubando cercas, danificando tanques e contaminando alguns recursos.

Fonte: Yahoo News
Fonte: Yahoo News

O governo do Território Norte anunciou seu plano ontem (25) para Docker River, uma cidade de 350 habitantes onde camelos morrendo de sede têm chegado todos os dias, há algumas semanas, devido à seca na região.

“A comunidade de Docker River está em estado de sítio por causa de 6 mil camelos selvagens saqueadores”, declarou o ministro do governo local, Rob Knight, em Alice Springs, cidade situada 500 km a nordeste de Docker River. “A situação naquele local é muito crítica, muito incomum e demanda uma ação urgente.”

Os camelos, que não são nativos da Austrália, mas foram introduzidos pela ação humana no país, perto do ano de 1840, danificaram tanques de água, se aproximaram das casas para beber água de unidades de ar-condicionado e derrubaram a cerca de proteção da pequena pista de decolagem do aeroporto, de acordo com Rob – movidos sempre por seus instintos de sobrevivência.

As carcaças dos camelos mortos durante a dispersão que estão em áreas de armazenamento de água estão contaminando o fornecimento de água.

O governo planeja usar helicópteros para reunir os camelos a cerca de 15 km de distância da cidade na próxima semana, onde serão mortos com tiros e seus corpos serão deixados para apodrecer.

O governo estadual oferecerá 49 mil dólares australianos (o equivalente a 45 mil dólares americanos) para reparos nas estruturas danificadas na cidade.

“Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo, pois o grupo de camelos está crescendo”, disse, friamente, Rob Knight.

É comum ver camelos na comunidade remota, mas a seca contínua e o calor antecipado secaram outras fontes de água e forçaram os camelos a procurar por esse recurso na cidade. Uma grande parte da Austrália está sendo afetada por uma das piores secas já registradas.

Em agosto, o governo federal direcionou 19 milhões de dólares australianos para um programa de redução do número de camelos, incluindo um possível assassinato em massa.

Glenys Oogjes, diretora executiva do grupo de advocacia nacional Animals Australia, disse que o plano para matar camelos por helicóptero era brutal e que, em vez disso, a comunidade poderia instalar barreiras para manter os animais à distância.

“É horrível que as pessoas reajam a essas situações com tiros”, declarou Glenys. “A preocupação real é a angústia e dor que esses animais terão que enfrentar quando forem atingidos pelos helicópteros. O sofrimento será terrível.”

Os camelos foram introduzidos na Austrália para ajudar os exploradores em suas travessias pelo deserto. Estima-se que agora a população de camelos já tenha atingido 1 milhão de indivíduos na região selvagem do país.

Com informações do Yahoo News

Nota da Redação: Primeiro os animais são forçosamente transferidos de seus habitats para novas terras onde possam ser explorados e utilizados conforme a necessidade humana. Enquanto esses mesmos animais servem ao homem, sem causar-lhes “incômodos”, é conveniente que continuem vivos; caso contrário, basta matar todos eles, como se não fosse deles, também, o direito de viver em liberdade. O homem erra primeiro ao manipular vidas, depois erra novamente, e irreversivelmente, ao escolher tirar-lhes a vida. Brutal, injusto, inaceitável.

Você viu?

Ir para o topo