EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores fazem estudos visando regulamentar a matança de jacarés para o consumo humano

26 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, estão fazendo estudos para regulamentar e  incentivar o uso e a exploração de jacarés vindos do Pantanal. O interesse que fundamenta esses “estudos” é puramente econômico e dará bases para a regulamentação da comercialização da carne desses animais.

Foto: EPTV
Foto: EPTV


Pesquisa busca regularizar comercialização

Os pesquisadores da Universidade Federal de Lavras realizam estudos com jacarés oriundos do Pantanal com o objetivo de criar um protocolo para inspeção de frigoríficos no Mato Grosso. Somente em Cárceres, a 250 quilômetros de Cuiabá, existem 12 fazendas e um abatedouro especializados.

Este é maior estudo já realizado sobre o Caiman yacaré, com população estimada em 20 milhões de animais no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. Nove jacarés do Pantanal foram levados há um ano e meio de um criadouro no MT para a universidade, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No laboratório, eles foram abatidos e são conservados em formol.

Os pesquisadores traçam uma radiografia completa dos sistemas muscular, esquelético, cardiovascular, respiratório, digestivo e urogenital dos répteis. Um dos objetivos é melhorar as técnicas de criação em cativeiro, para comercialização da carne e da pele. Segundo uma cooperativa do MT, de cada animal se aproveita de 800 gramas a um quilo de carne. O filé retirado da calda do jacaré custa R$ 35 o quilo.

A pesquisa deve ser concluída em março de 2010. As conclusões servirão de base para a criação de um manual que será usado para “fiscalizar” os frigoríficos de jacarés do Pantanal.

Na realidade, os pesquisadores da Universidade de Lavras estão prestando um grande serviço aos pecuaristas (criadouros) e à indústria que lucra às custas da exploração e do sofrimento de milhões de animais. A pesquisa será usada para os açouqueiros de jacarés.

Apelo da sociedade pelo fim da matança

Se você não concorda com este estímulo da Universidade Federal de Lavras à matança de jacarés, ajude a protestar. Peça à Universidade que pare com esse estudo que visa à regulamentação do comércio da carne desses animais.

Enviem mensagens de protesto para os emails [email protected], [email protected] ou preencha o formulário no site da universidade, clicando aqui.

Com informações do CMI Brasil

Você viu?

Ir para o topo