EnglishEspañolPortuguês

Peixes continuam a morrer nos afluentes do Rio Solimões

26 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Toneladas de peixes mortos cobriram os afluentes do Rio Solimões, perto de Manaus, por causa da estiagem.

Os peixes se debatem nas margens e acabam presos na lama. É o mesmo destino das arraias. O fenômeno começou no fim de semana e vem se agravando. Já são centenas de toneladas de cardumes mortos em lagos, igarapés e afluentes do Rio Solimões.

O cenário se repete ao longo de 40 quilômetros. Segundo os ribeirinhos que vivem na região, o desastre natural é comum todos os anos, desde a grande seca de 2005. Como este ano o volume dos rios não baixou muito, os moradores acreditavam que os peixes fossem resistir. Só que a mortandade foi ainda mais intensa.

De julho a outubro, choveu menos da metade do esperado na região próxima a Manaus. Sem nuvens para bloquear a entrada do sol, e sem chuva para resfriar a água, a temperatura foi aumentando na superfície e no fundo do rio, que ficou quase sem oxigênio.

A partir de hoje, as aulas serão suspensas na região. Para chegar às escolas, 2,6 mil crianças tinham de atravessar os lagos repletos de cardumes em decomposição. A prefeitura de Manaquiri decretou estado de emergência.

A situação só deve ser normalizada em janeiro com o novo ciclo de cheia. Até lá, a própria natureza deve recuperar o que foi perdido.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo