EnglishEspañolPortuguês

Navios japoneses dirigem-se à Antártida para caçar cerca de mil baleias

25 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Na última quinta-feira (19) a frota pesqueira formada pelos navios Nisshin, Shonan Maru e Yushin Maru I, II e III saiu do Japão com o propósito de caçar mil baleias “com fins científicos”.

O senador Jaime Naranjo, subchefe da bancada socialista, fez um apelo ao governo chileno para que apresente um protesto formal ao Japão, pelo lançamento da frota pesqueira destinada a caçar baleias na Antártida.

O parlamentar, que estendeu o apelo a todos os países da América Latina signatários da criação do Santuário Baleeiro Austral, disse que o Japão não pode continuar usando o argumento de pesquisa científica para promover a matança desses mamíferos.

Imagem: PrensAnimalista
Imagem: PrensAnimalista

“Não podemos aceitar que o Japão continue matando impunemente milhares de baleias todos os anos. Este programa de caça científica japonês surgiu de maneira suspeita justamente quando se estabeleceu a suspensão da caça comercial de baleias”, disse o parlamentar.

Segundo o senador Naranjo, “o Chile, juntamente com vários países, assinou diversos tratados internacionais com o objetivo de proteger as baleias da caça indiscriminada que sofrem. Por esse motivo, tem a obrigação de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para impedir a ação da frota japonesa, que atuará justamente no denominado Santuário Baleeiro Austral”.

“Chamo a atenção das autoridades chilenas para agir de imediato, impedindo que o Japão continue desrespeitando a suspensão internacional da caça às baleias”, finalizou Naranjo.

Com informações de PrensAnimalista

Você viu?

Ir para o topo