EnglishEspañolPortuguês

Mostra de arte em Curitiba retrata animais ameaçados de extinção

25 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Atualmente, 627 espécies da fauna brasileira são oficialmente reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como ameaçadas de extinção. Informações científicas sobre todos esses animais estão listadas no chamado Livro Vermelho, uma publicação que pode ser baixada diretamente no site do MMA. Foi lá que a artista plástica curitibana Ilka Almeida Passos encontrou a inspiração necessária para sua primeira mostra individual, Animais em Perigo, que ela inaugurou nesta terça-feira (24) no Es­­paço A Fá­­brika, em Curitiba (PR). “Escolhi os que têm mais carisma e que podem ser facilmente identificados, justamente para que as pessoas percebam que ainda há tempo de salvá-los”, explica.

Imagem: Priscila Forone/Gazeta do Povo
Imagem: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Em telas de 1 metro por 80 centímetros e pinceladas de cores vibrantes, Ilka retrata espécies como a onça-pintada, o mico-leão-dourado, a tartaruga-verde, o lobo-guará e o veado-campeiro, todas incluídas no Livro Vermelho e cujas vidas estão por um fio.

Mais do que preocupação ambiental, o tema da mostra está diretamente relacionado com a própria história de vida da artista, que, assim como os animais ameaçados, teve sua “extinção” decretada há seis anos, quando foi diagnosticada com câncer. “O médico disse que, se eu sobrevivesse, teria poucos meses de vida. Cheguei até a organizar uma festa para me despedir dos meus amigos. Mas estava decidida a viver”, relembra, emocionada.

Além do apoio de pessoas queridas, a arte teve um papel fundamental no processo de recuperação de Ilka, que recebeu alta apenas no fim do ano passado. Foi em meio às tintas e os pincéis que ela encontrou meios de expressar o que passava por sua cabeça, naqueles dias em que ela chegou a pensar serem os últimos de sua vi­­da. “Meus quadros desse período refletem exatamente o estado confuso que eu vivi”, aponta.

Serviço

Exposição Animais em Perigo, de Ilka Almeida Passos. Espaço A Fábrika (R. Fernando Amaro, 154, Curitiba/PR). Dia 25, às 19 horas. Entrada franca. Em cartaz até 10 de dezembro.

Com informações de Gazeta do Povo

Você viu?

Ir para o topo