EnglishEspañolPortuguês

Chuva faz com que animais busquem refúgio em áreas urbanas no Sul

25 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A chuva intensa está fazendo com que animais silvestres busquem refúgio em áreas urbanas. Ontem, em Uruguaiana (RS), o 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar recolheu carcarás, um sorro, uma raposa e dois mãos-peladas, encaminhados à sede do Ibama local. Os animais se deslocam em função do alagamento das zonas próximas ao Rio Uruguai.

Carcarás (Imagem: Jornal Zero Hora)
Carcarás (Imagem: Jornal Zero Hora)
Raposa (Imagem: Jornal Zero Hora)
Raposa (Imagem: Jornal Zero Hora)
Mão-pelada (Imagem: Jornal Zero Hora)
Mão-pelada (Imagem: Jornal Zero Hora)

Desde o final de semana, Rosário do Sul vive em clima de solidariedade. Na cidade onde 2,2 mil pessoas tiveram de sair de suas casas, 440 moradias estão tomadas pela água do Rio Santa Maria e cerca de 35 mil pessoas – da população de 40,5 mil habitantes – foram afetadas de alguma forma pela enchente, seja ficando sem luz, enfrentando falta de água, perdendo lavouras ou não tendo como se deslocar por estradas.

Cheia em Rosário do Sul (Imagem: Jornal Zero Hora)
Cheia em Rosário do Sul (Imagem: Jornal Zero Hora)

Segundo a Defesa Civil, todos os bairros acabaram sendo afetados, mas a pior situação é a das vilas Progresso e Carmelo e do bairro Areias Brancas. Por lá, a maioria das casas foi desocupada, e quem não saiu está lutando contra a correnteza e a orientação da prefeitura para sair das moradias.

Para chegar à Vila Carmelo, é preciso, primeiro, encontrar alguma lancha ou barco que possa fazer o trajeto. A correnteza forte do rio dificulta o transporte.

Fonte: Jornal Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo