EnglishEspañolPortuguês

“Bem-estar Animal” é disciplina obrigatória nas escolas públicas de Brasília

25 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

As escolas públicas de Brasília contêm a disciplina “Bem-estar Animal” como item obrigatório no ensino fundamental. O objetivo é semear, em sua formação, a compaixão, a solidariedade e o respeito a todas as formas de vida, levando os alunos a compreenderem desta maneira a importância de uma relação harmônica entre os homens e os animais na preservação do planeta.

Um grupo destas crianças já começou a exercer seu direito à cidadania e, dando voz aos seres injustiçados que não a possuem, foram ao Congresso Nacional pressionar os deputados por uma legislação favorável ao bem-estar animal no Brasil.
A boa notícia é que a ideia espalha-se. Na última segunda-feira, 23 de novembro, houve um fórum na Assembleia Legislativa do Espírito Santo em que se apresentou ao governo estadual uma proposta para a implantação da disciplina “Bem-estar Animal” nos currículos escolares do nível fundamental das escolas públicas daquele estado.

Originalmente trazida pelo Deputado Estadual Dr. Hércules (PMDB–ES), sensibilizado pelas recorrentes manifestações das entidades defensoras e protetoras dos animais no Espírito Santo, a ideia apresentada é de que se instalem programas internacionais de educação humanitária em bem-estar animal, permitindo o desenvolvimento de um processo educacional não só eficiente, mas também interessante e interativo para as crianças.

Os grupos de defesa e proteção animal acreditam que somente uma educação de base apropriada, com princípios sólidos, poderá proporcionar um futuro justo e digno para os animais do Espírito Santo. “Poderemos mudar o presente e criar um futuro onde  o bem-estar animal importe e a crueldade contra os mesmos não mais exista!”

O evento proposto por Dr. Hércules, cujo tema foi “Políticas Públicas de Proteção e Defesa dos Animais do Estado”, focalizou também a utilização de animais em eventos de entretenimento como circos, rodeios e rinhas, uma nova política pública para o controle de zoonoses no Estado, campanhas estaduais de castração e posse responsável de animais.

Estiveram presentes na sessão a deputada Janete de Sá (PMN), representantes federais e regionais do Ibama, representantes dos secretários de saúde municipal e estadual, empresários que apoiam a luta em defesa dos animais, jornalistas, sindicalistas, representantes de entidades, organizações não governamentais, associações e Sociedades Protetoras dos Animais dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, além de militantes, estudantes e ativistas da causa animal.

Você viu?

Ir para o topo