EnglishEspañolPortuguês

Diminuição de nível de rio mata milhares de peixes

24 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A rápida diminuição do nível da água está causando a morte de milhares de peixes no rio Manaquiri, afluente do rio Solimões. A cidade mais atingida é o município que leva o mesmo nome do rio, distante cerca de 65 km de Manaus (AM) em linha reta.

Em aproximadamente 200 km de extensão de rio, as margens estão cobertas de peixes de diversas espécies que não resistiram ao pequeno espaço e morreram sem oxigênio.

A cidade está praticamente isolada porque o nível do rio não mais suporta embarcações de grande porte. Somente canoas e lanchas conseguem navegar pelo canal que dá acesso a Manaquiri.

Pelos dados da prefeitura, não chove na região há pelo menos 25 dias. É o segundo grande período de falta de chuvas que atinge a região. Na zona rural, o ribeirinho tenta sobreviver no meio do mau cheiro causado pela imensa quantidade de peixes mortos.

A seca do rio atingiu também a educação municipal. Mais de 2,6 mil estudantes do ensino fundamental tiveram as aulas paralisadas. Com a vazante, o acesso às comunidades fica mais difícil. Esta é a segunda grande seca que atinge o município de Manaquiri em cinco anos. Em 2005, o nível da água baixou 13 m, fazendo com que mais de 2,8 mil famílias ficassem isoladas.

Ações emergenciais de entrega de alimento e água potável foram realizadas pelo governo do Estado com a ajuda das Forças Armadas. “Estamos avaliando a situação. Ela deve piorar nos próximos dias, se a estiagem cair”, disse Jair Souto. “Nós devemos decretar estado de emergência se a situação não melhorar.”

Segundo o último boletim meteorológico do Sistema de Proteção de Amazônia (SIPAM), expedido na semana passada, a média de chuvas para os próximos três meses deve ficar abaixo do normal.

Fonte: Noticias. terra

Você viu?

Ir para o topo