EnglishEspañolPortuguês

Mais uma área para conservação do peixe-boi no litoral nordestino

23 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Com uma reunião realizada na sexta-feira (20), no município de Cajueiro da Praia, no Piauí, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encerra a primeira rodada de consultas para a criação de mais um espaço no litoral brasileiro para conservação do peixe-boi marinho (Trichechus manatus).

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Peixe-boi Marinho, como já está sendo chamado, ocupará uma área de aproximadamente 41 mil hectares entre os municípios de Chaval e Barroquinha, no litoral cearense, e Luis Correia e Cajueiro da Praia, na costa piauiense.

Por meio do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), que tem sede nacional em Itamaracá, Pernambuco, o ICMBio já mantém bases de conservação do peixe-boi nos Estados de Alagoas, Paraíba, Maranhão, Piauí e Pará. O animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Refúgio de Vida Silvestre é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral. De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), tem o objetivo de proteger ambientes naturais onde se tenham condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Há várias restrições para o seu uso.

Antes do encontro de sexta em Cajueiro da Praia, o Instituto já havia realizado um encontro na quinta-feira (19) no município de Chaval, no Ceará.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

Você viu?

Ir para o topo