EnglishEspañolPortuguês

Lagartas estão migrando para áreas urbanas, no PR, devido à destruição de seus habitats

23 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Lagartas grandes e coloridas apareceram em um bairro de Londrina (PR), há uma semana. Os biólogos garantem que elas não são venenosas e não queimam.

O biólogo José Lopes explica que as lagartas, na verdade, são larvas de uma espécie de mariposa. E, apesar do tamanho, são inofensivas.

Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

Os especialistas dizem que, depois de algumas semanas, as lagartas descem, ficam enterradas ou aninhadas nas folhas secas e, em cerca de um mês, sofrem uma transformação. Elas viram mariposas e o ciclo recomeça.

Em Curitiba, lagartas menores também surgiram nas casas. E, há uma semana, uma infestação de besouros tumultuou a vida de moradores de Apucarana (PR). Em uma faculdade, era tanto inseto que as aulas foram suspensas.

Mas, afinal, por que os bichos estão surgindo nas cidades? Para os especialistas, a culpa é do desequilíbrio ambiental. Os biólogos dizem que o habitat natural dos insetos foi destruído e eles estão invadindo uma área urbana, onde encontram alimento e abrigo.

A orientação para a população é que, se a larva tem espinhos ou pelos, é melhor não encostar, porque ela pode queimar. Caso apareça uma lagarta no quintal, deve-se chamar técnicos da prefeitura ou de órgãos ambientais.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo