EnglishEspañolPortuguês

Ativista em defesa dos animais é acusado de terrorismo

23 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

Um cidadão de Minneapolis (Minnesota, EUA) foi acusado de cometer “atos terroristas” em favor dos animais em Iowa.

As acusações são contra Scott Ryan DeMuth, por conspirar para cometer atos terroristas contra indústrias e causar prejuízos econômicos superiores a $10.000. Esses atos teriam ocorrido entre os dias 9 e 20 de novembro de 2004, em Johnson.

Os procedimentos do Grande Júri são secretos e a acusação não especifica o crime alegado. Porém, durante o mesmo período, houve uma invasão em um laboratório de pesquisa animal na Universidade de Iowa, que fica no Distrito de Johnson.

Durante a invasão, que ocorreu nos Laboratórios Spence e Seashore Hall, os ativistas libertaram pombos e mais de 300 ratos. Eles também jogaram substâncias químicas nos dados e danificaram cerca de 40 computadores. O prejuízo foi estimado em mais de $450.000.

Um e-mail enviado por alguém que se dizia pertencer ao grupo ativista Frente de Libertação Animal (ALF) assumiu a responsabilidade pelo ato.

No início da semana, a advogada de Scott DeMuth, Barbara Nimis, disse ao Associated Press que acreditava que o Grande Júri estivesse investigando a invasão da universidade.

Scott é membro da EWOK, ou “Earth Warriors are OK!” (“Guerreiros da Terra são Legais!”), um grupo estabelecido em Minnesota que apoia os direitos animais e os ativistas ambientalistas que são presos pelo que eles chamam de táticas do Susto Verde. Na verdade, essas prisões parecem mais uma tentativa do governo de oprimir o movimento ambientalista radical.

Na última terça-feira (17), Scott foi acusado de desacatar o tribunal por se recusar a responder as perguntas feitas pelo Grande Júri federal em Davenport.

“Ele preferia lutar contra acusações que não são claramente justificadas a simplesmente ir para a prisão por nada dizer”, disse Natalia Shulkin, a porta-voz da EWOK.

Scott estava sendo mantido no presídio de Muscatine.

Fonte: Animal Concerns

Nota da Redação: É importante fazermos a seguinte reflexão: quem são os terroristas da história? Os ativistas que libertam os animais da dor e da escravidão ou os responsáveis pela tortura e confinamento de milhões de animais em laboratórios e universidades? Estes últimos, de fato, são os que deveriam ser interrogados e presos.

Você viu?

Ir para o topo