EnglishEspañolPortuguês

PRF e Ibama fecham campeonato nacional de rinha de galo em João Pessoa

22 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O Ibama, junto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Florestal, apreendeu 23 galos numa rinha no bairro do Rangel, em João Pessoa (PB), na noite deste sábado (21). Além dos animais, 23 gaiolas de viagem foram apreendidas com selos de transporte aéreo, sugerindo que as aves tenham sido transportadas do Rio de Janeiro para Recife de avião. A operação foi chamada de Gladiadores 2.

De acordo com informações levantadas pelo serviço de investigação da PRF, em João Pessoa acontecia o Campeonato Brasileiro de Galismo com participação de “competidores” e apostadores dos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Brasília, além receber argentinos e urugaios. As apostas chegavam a R$ 300 e a entrada para assistir as lutas custava R$ 30.

Apesar das várias informações, a operação não efetuou prisões. A agente Keyla da PRF, chefe da sessão de policiamento e fiscalização, acredita que a informação de que haveria prisões “vazou” e que os envolvidos fugiram. “Chegamos a filmar as rinhas um dia antes, mas quando chegamos com as viaturas não tinha mais ninguém. O local estava abandonado. Todos fugiram deixando tudo para trás”, revelou.

O local é o mesmo onde foram presos os acusados da Operação Gladiadores em agosto do ano passado. “Este local está interditado pela Justiça, mas mesmo assim estava todo reformado, com ar-condicionado e estrutura de luxo”, contou a agente. O que mais chamou a atenção foram os valores investidos neste crime. O grande vencedor do campeonato receberia um carro zero km.

Cerca de 80 pessoas, entre policiais rodoviários da Paraíba e do Rio Grande do Norte, policiais florestais e fiscais do Ibama trabalharam nesta operação em João Pessoa. Além deles, uma ação aconteceu, ao mesmo tempo, em Alagoas, onde outros 80 agentes da PRF fecharam sete rinhas.

Uma decisão da juíza da 5ª Vara da Fazenda da Capital, Maria de Fátima Lúcia Ramalho, liberou a prática das rinhas de galo por entender a violenta disputa como um esporte. Mesmo assim, a superintendência do Ibama na Paraíba informou que, apesar da liminar, o Instituto continuará o trabalho para combater essa prática.
Segundo o Ibama-PB, a liminar concedida pela juíza prevê que apenas a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) se abstenha de proibir e coibir as rinhas de galo no estado.

Fonte: Paraiba.com.br

Você viu?

Ir para o topo