EnglishEspañolPortuguês

Ave nativa do Pantanal aparece no Rio Grande do Sul

21 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Adriene Antunes/Gazeta do Sul
Imagem: Adriene Antunes/Gazeta do Sul

O temporal, de fortes ventos e chuva, que tem deixado o Rio Grande do Sul em alerta, pode ter sido a causa de uma visita rara ao município de Venâncio Aires. Uma ave nativa do Pantanal, oriunda dos brejos da região, foi encontrada por um comerciante no telhado da loja no Centro da cidade. Alertada, a Secretaria do Meio Ambiente recolheu o animal, conhecido como frango-d’água-azul, que está em rota migratória pelo Estado nesta época do ano.

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Graeff, explica que a presença dessa espécie no Rio Grande do Sul é uma situação rara e pode ter ocorrido em razão dos temporais que atingem a região. “Esta ave tem voos noturnos e pode ter acidentalmente se perdido do bando, por causa dos fortes ventos de terça-feira. Acreditamos que ela tenha caído e não conseguiu se recuperar e voltar a voar”, afirma.

A ave foi encaminhada pela Secretaria ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), que tentará recuperar o animal. “É um ilustre visitante e dificilmente teremos mais alguma chance de vermos esse tipo de ave, tão bela, com cores impressionantes, de tão pertinho”, salienta Gabriela.

Fonte: Gazeta do Sul

Você viu?

Ir para o topo