EnglishEspañolPortuguês

Sete rinocerontes de espécie considerada extinta são encontrados em parque do Vietnã

20 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Um grupo de cientistas encontrou sete rinocerontes de Java numa selva do Vietnã, uma espécie que era considerada extinta desde 1998, quando um caçador matou o que seria o último exemplar nesse país.

Rinoceronte que se imaginava extinto  Foto: WWF
Rinoceronte que se imaginava extinto. Foto: WWF

 
A responsável de imprensa do WWF no Vietnã, Julianne Becker, explicou que em colaboração com as autoridades, no dia 10 de novembro iniciaram um recenseamento da população de rinocerontes no parque nacional, cujo nome preferiu não revelar para proteger a espécie. Hoje sobrevivem cinco classes de rinocerontes e todos eles em perigo de extinção: o branco e o negro – ambos naturais de África –, o indiano de um só chifre, o de Sumatra de dois chifres e o de Java.

Becker informou que até o momento localizaram sete rinocerontes da espécie que estaria extinta.

A WWF trabalha na proteção do rinoceronte de Java no Vietnã desde que se descobriu a sua presença e adverte que o principal perigo que os animais enfrentam provém dos caçadores e da agricultura que transforma os seus habitats naturais em campos de cultivo.

Os rinocerontes são animais muito sensíveis à atividade dos humanos, alimentam-se de plantas e vivem em lugares lamacentos, e no Vietnam vivem em estado selvagem entre uma e duas dezenas, segundo os cientistas.

Você viu?

Ir para o topo